Contexto Paulista: Santos espera receber 1 milhão de passageiros na temporada de cruzeiros

Esta coluna da Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ) é publicada por 14 líderes de prestígio regional com circulação no Estado de São Paulo.

Wilson Marini – Rede APJ
wilson.marini@gmail.com

A temporada de cruzeiros no Brasil, que começou em outubro de 2023, se estenderá até maio deste ano, devendo ser a maior dos últimos dez anos. Ao todo, serão 195 dias de duração, quase sete meses de navegação. O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), em Santos, receberá 15 embarcações em 2024, sendo cinco navios que farão embarques regulares na cidade: MSC Grandiosa, MSC Preziosa, MSC Armonia, Costa Diadema e Costa Favolosa. Os dados são da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Na alta estação, a Baixada Santista deve receber um total de 2,8 milhões de visitantes. Ao todo, são esperados quase um milhão de passageiros entre embarque, desembarque e navios de trânsito, com 560 mil leitos ofertados a partir de Santos. O impacto financeiro será de R$ 640 milhões para a cidade.

Frase
“Os cruzeiros contribuem significativamente para o turismo no estado de SP por meio da economia, geração de empregos, infraestrutura, promoção turística, além de cultura e entretenimento. A chegada e partida nos portos movimenta turistas de diversas partes do mundo que consomem da economia local, como transporte, alimentação, comércio, serviços de turismo e hospedagem”, diz o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Empregos em alta
O emprego com carteira assinada tem saldo positivo de 551 mil vagas no estado de São Paulo no acumulado de janeiro a novembro de 2023, revela a pesquisa Emprego Formal, da Fundação Seade. “São Paulo é responsável por quase 30% de todo o emprego criado com carteira assinada no Brasil em 2023. São mais de meio milhão de novas vagas em todos os setores da economia”, comemorou o governador Tarcísio de Freitas. No acumulado de 12 meses, o número é de 399 mil novos empregos – resultado de 7,1 milhões de admissões e 6,7 milhões de desligamentos –, com crescimento de 3%. O saldo representa 27% dos 1,5 milhão de empregos criados no país no período.

Potencial do agro
A secretaria de Agricultura e Abastecimento divulgou que promoverá ações com a agência Invest SP, para identificar oportunidades e novos investidores e promover o potencial do agro paulista. Uma das ideias é aproximar o relacionamento da secretaria com outros países, atuando em escritórios internacionais da agência.

Prazo para MEIs
Os microempreendedores individuais (MEI) que foram excluídos do Simples por débitos com a Receita Federal têm até 31 de janeiro para regularizar sua situação e pedir o reenquadramento, segundo o Portal do Sebrae.

Turismo em Itu
A Estância Turística de Itu quer impulsionar ainda mais o turismo na cidade por meio de um ponto de atração na Avenida Francisco Ernesto Fávero composto por 5 quiosques de 47m² quadrados cada, sanitários e sistema de lazer. A cidade movimenta cerca de R$ 1,1 bilhão de reais por ano no setor. Perto de 1,2 milhão de visitantes passam por Itu durante o ano. Entre os atrativos no município, estão as fazendas de café, ligadas à economia exportadora por quase dois séculos, e o Museu Republicano, onde houve a Convenção de Itu (em 1873), em pleno Segundo Império, que acabou lançando as bases para a futura República. A cidade é também conhecida como a “Roma Brasileira”, uma vez que abriga o melhor do Barroco paulista. Na região central, destacam-se as construções que fazem parte do turismo religioso, como a Matriz de Nossa Senhora da Candelária (de 1780), a Igreja do Bom Jesus e o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus (1765).

Lançamento em Limeira
A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, lançou seu segundo caminhão movido a Gás Natural Veicular (GNV) em evento quarta-feira (20) em sua refinaria em Limeira. O novo caminhão é resultado de uma parceria com a Translima, que desde 2018 realiza o transporte de produtos envasados da Agropalma, como gorduras destinadas ao mercado de food service e a indústrias de chocolate, sorvete, recheios e massas, entre outras, de todo o Brasil.

Agricultura pede água
São Paulo possui uma área total irrigada de 2,4 milhões de hectares, equivalente a um terço do cenário nacional. É pouco, já que a irrigação cobre apenas 5,8% das lavouras no estado, e considerando a média de chuva no estado de 1.376 mm/ano, que não supre a necessidade das plantações na maior parte do calendário. “Os efeitos das mudanças climáticas estão cada vez mais fortes e São Paulo passa por uma seca muito forte”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

Práticas ESG
Estudo realizado pela Serasa Experian indica que 89% das micro, pequenas e médias empresas do Brasil adotam práticas ESG em seu cotidiano – mesmo que não tenham clareza sobre o que a sigla significa. A pesquisa apontou que 33,3% dos empreendimentos participantes têm conhecimento sobre a sigla. Entretanto, quando se analisa a prática, 66% já atuam no pilar de “Governança”, 52% atuam em “Responsabilidade Social” e 50% têm atividades relacionadas a “Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental”. (Mercado & Consumo)

Tendências
A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) prevê a ampliação do alcance de suas campanhas de coleta de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes para descarte ambientalmente corretos em diversas localidades em 2024. O objetivo é aumentar os esforços de conscientização da população e aprimorar a logística reversa no País. A entidade está presente em mais de 1.300 municípios brasileiros e conta com mais de 4 mil pontos de coleta espalhados por todo o Brasil. Para encontrar o ponto mais próximo, basta acessar o site da Abree e informar o CEP residencial.