Contexto Paulista: Turismo de aventura paulista atrai interesse de promotores do exterior

Wilson Marini – Rede APJ

wilson.marini@gmail.com

Esta coluna é publicada pelos grupos de comunicação da Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ), rede formada por 16 líderes de prestígio regional com circulação no Estado de São Paulo

O turismo de aventura é o segmento que mais cresce no mundo (15% a 25%), de acordo com a Organização Mundial do Turismo. Movimenta cerca de US$ 265 milhões por ano, segundo a Adventure Travel Trade Association (ATTA), uma das principais organizações promotoras do ecoturismo e turismo de aventura do mundo. Nesse contexto, um dos mais belos cenários naturais do país está sendo protagonista de um programa internacional de promoção do turismo de aventura. O Vale do Ribeira, na região sul do estado, recebeu mais de vinte profissionais dos Estados Unidos, Canadá, México, China, Itália e Holanda para a AdventureWeek, conjunto de ações que deve colocar o Vale entre os destinos de aventura do mundo. O evento de abertura aconteceu em Registro, à beira do Rio Ribeira.

Três roteiros

Jornalistas, influenciadores operadores e agentes de viagem estão visitando algumas das 350 cavernas que compõem o Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira (Petar), além de praias em área de preservação, rios cristalinos e cachoeiras. As atrações compõem os três roteiros do chamado Vale do Futuro: Caminhos da Mata Atlântica, Cavernas da Mata Atlântica e Lagamar. Os visitantes também se encontram com agentes locais do turismo para rodadas de negócios, com o objetivo de inserir o Vale no circuito internacional de aventura. As empresas do Vale do Ribeira que trabalham com receptivos turísticos estão recebendo treinamento.

Frase

“O Vale oferece atrativos de grande potencial, que podem gerar desenvolvimento e fluxos econômicos significativos para a região”, diz o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz. “Trata-se de um destino que oferece imersão na maior porção preservada de Mata Atlântica do país sem deixar de lado o respeito ao meio ambiente”.

Destino seguro

A AdventureWeek ocorre pela segunda vez no Brasil. Há cinco anos, promoveu Bonito e o Pantanal, gerando novos negócios e dando visibilidade internacional aos destinos. Com o avanço da vacinação, queda de mortes e internações pela covid-19 e adesão aos protocolos sanitários, o estado de São Paulo foi considerado um destino seguro para se viajar e conquistou o selo Safe Travels, do World Travel & Tourism Council (WTTC), que atesta as boas práticas de higiene e distanciamento social.

Concessão

O governo paulista abriu consulta sobre a concessão das áreas de uso público do Parque Estadual Turístico Alto Ribeira (Petar), no Vale do Ribeira. O Petar foi criado por decreto em 1958 e abriga maior porção de Mata Atlântica no Brasil. É reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade e bastante visitado por conter a maior concentração de cavernas protegidas em unidades de conservação. A concessão do parque faz parte das ações do programa Vale do Futuro, criado pelo governo paulista para ampliar o desenvolvimento da região.

Vale do Futuro

O Vale do Futuro é uma iniciativa do governo estadual para impulsionar ações de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento social e econômico do Vale do Ribeira, uma das regiões mais carentes do Estado. O programa envolve 20 secretarias estaduais e os prefeitos de cidades da região. Os principais objetivos são alavancar a atividade econômica nos municípios da região; eliminar gargalos sociais de curto prazo; fomentar projetos de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável; realizar obras e projetos de melhoria da qualidade de vida na região.

O Petar

O estado de São Paulo registra mais de 850 cavernas, e apenas no Petar existem mais de 400. O Petar, com 35,7 mil hectares, abrange parte dos municípios de Iporanga e Apiaí, limita-se com os municípios de Guapiara (norte e noroeste) e Itaoca (sudoeste) e tem continuidade territorial com o Parque Intervales. Os atrativos mais procurados do parque são as cavernas. A caverna de maior amplitude no Petar é a de Santana, com mais de 8 mil metros, e um dos maiores desníveis é a caverna Água Suja, com 297 metros. O Petar apresenta ainda espécies de animais como a onça-pintada e o muriqui e vegetação com alto grau de preservação, com árvores até 30 metros de altura.

Governador em exercício

O deputado Carlão Pignatari, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tomou posse como governador em exercício do Estado de São Paulo nesta terça-feira (26). Permanecerá no cargo até o dia 2 de novembro. O 1º vice-presidente da Alesp, Wellington Moura, assumiu a presidência do Legislativo no período.

No exterior

O governador Doria viajará ao exterior para participar de evento de inovação e economia criativa em Dubai e da COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) na Escócia. O vice-governador Rodrigo Garcia se licenciou do cargo no período por “motivos pessoais”.

Breves

●     A Santos Port Authority (SPA) tornou-se a primeira administradora portuária brasileira a aderir ao Passaporte Mundial de Logística.

●     O setor supermercadista do Estado de São Paulo abriu 12,1 mil novos postos de trabalho entre os meses de janeiro e agosto de 2021.

●     Ribeirão Preto ganhou a segunda loja da rede Jaú Serve Supermercados.