Seade faz revisão positiva da economia paulista para 2019

CONTEXTO PAULISTA

Wilson Marini

domingo, 28 de julho de 2019

A Fundação Seade acaba de revisar as projeções do crescimento da produção no Estado de São Paulo. Tendo como base os últimos indicadores, a entidade atualizou para cima a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) paulista para os próximos meses. Em comparação às projeções divulgadas anteriormente, agora são projetadas elevações na mínima, de 0,8% para 1,4%; na média, de 1,0% para 1,7%; e na máxima, de 1,3% para 2,0%. Nesse novo quadro, a economia paulista deve repetir o patamar observado em 2018 e tem boas chances de apresentar o melhor desempenho desde que foi iniciada a recuperação econômica em 2017.

Agropecuária bem

A revisão da expectativa de produção paulista foi feita depois que o PIB avançou 0,9% entre os meses de abril e maio de 2019. O crescimento de quase 1% em apenas um mês foi reflexo especialmente da performance no setor agropecuário (2,5%), mas colaborou também a indústria (0,1%) e o setor de serviços (0,3%).  “Com a inclusão dos dados referentes à atividade econômica em maio, as estimativas de crescimento da economia paulista para 2019 sofreram revisão positiva”, diz o boletim da Seade. Na comparação com igual período do ano anterior, a atividade econômica paulista elevou-se em 5,6%, puxado pelo crescimento de 9,9% na indústria e 4,5% nos serviços. No acumulado de 12 meses, o PIB paulista aumentou 1,4%.

Serviços dão o empurrão

A Seade informa que o fator decisivo para a ampliação da evolução projetada do PIB em favor da economia paulista reside no fato de o crescimento da atividade econômica estar sendo sustentado, basicamente, pelo setor de serviços, o qual, de acordo com as pesquisas conjunturais do IBGE, se recupera com muito mais vigor no Estado. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, a taxa anualizada até maio último do volume de serviços na economia paulista é de 4,7%, enquanto para a economia brasileira corresponde a 1,1%.

Comércio também

No mesmo sentido, a pesquisa sobre o comércio varejista ampliado, que é um segmento importante do setor de serviços, revela um aumento anualizado até maio de 5,4% para o Estado de São Paulo e de 3,3% para o Brasil.

Líder em boas práticas

A secretaria de Agricultura e Abastecimento entregou nesta sexta-feira (26/7) o 1º Prêmio Cidadania no Campo aos 10 municípios paulistas com o melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável, de acordo com parâmetros técnicos de boas práticas definidos pelo governo estadual. Participaram da avaliação os 258 municípios. Rio Claro, Rancharia e Itanhaém são as três cidades com melhor pontuação. O total da premiação atingiu R$ 1,3 milhão.

Aproximação com produtores

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, atribui o prêmio conquistado pelo município à “aproximação com os produtores”, destacando, entre outros programas municipais, as hortas nas escolas e a feira do produtor municipal.

Cada coisa em seu lugar

Segundo a Cetesb, dos 645 municípios do Estado, 612 descartam seus resíduos sólidos urbanos em aterros classificados como adequados, equivalente a 95,6%. E 97,8% das 40,7 mil toneladas geradas diariamente no Estado, são dispostas em aterros adequados. A população urbana atendida por aterros com disposição adequada, entre 2011 e 2018, passou de 81,8% de habitantes servidos para 97,5%. Araraquara e São Carlos, entre outras, receberam a avaliação máxima do órgão.

Cidades inovadoras

O Instituto Smart City Business America anunciou os vencedores da sétima edição do Prêmio InovaCidade. O objetivo é valorizar iniciativas locais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Foram recebidas 53 inscrições, e 20 foram selecionadas para a premiação. São iniciativas com impactos positivos mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou pela sociedade. Entre elas, destacam-se:

  • Jundiaí – O projeto Clínica da Família reduziu em 95% a fila de espera de exames de saúde, reduziu de 120 dias para 7 dias o acesso ao médico de saúde da família.
  • Mogi das Cruzes – O Polo Digital conecta empreendedores e incentiva talentos regionais a criarem empresas que impactem positivamente a cidade. Vai apoiar a criação de 55 novas startups até 2020, aumentando o PIB municipal. Em outro projeto, a Sala do Empreendedor visa desburocratizar e dar agilidade ao processo de registro de novas empresas. Registrar um novo negócio, que antes levava de 10 a 30 dias, agora dura 30 minutos.
  • São Caetano do Sul – O Cartão São Caetano é um cadastro único municipal com dados do cidadão, desburocratizando a entrega de documentos comuns. É uma porta de entrada para todos os serviços municipais.
  • São José dos Campos – O “Acesso Já” é uma plataforma para o setor público inovar, modernizar, organizar e gerir o transporte particular. O objetivo é facilitar a locomoção dos usuários através da tecnologia e do compartilhamento de recursos.
  • Sorocaba – O programa Smart Campus Facens define 9 eixos de atuação: Tecnologia da Informação e Comunicação; Urbanização; Educação e Cultura; Energia; Mobilidade e Segurança; Saúde e Qualidade de Vida; Indústria e Negócios; Meio Ambiente e Governança.