Ao perguntar sobre notícias falsas, a pesquisa identificou que jornais e revistas continuam com maior credibilidade, mas 59% dos entrevistados disseram acreditar que há conteúdo falso na mídia impressa. Em relação às mídias sociais, o percentual sobe para 68%, acima da média global (62%).
O Brasil também está entre os países que mais acreditam que a mídia impressa é relevante. Enquanto a média global é de 54%, a brasileira está em 70%, atrás apenas de Índia (82%) e África do Sul (74%). Do ponto de vista global, metade dos entrevistados — 19,5 mil pessoas em 27 países — acredita que jornais e revistas agem com boas intenções. No Brasil, o percentual é de 63%. Os brasileiros acreditam ainda mais na boa intenção da televisão e do rádio (65%).
“O Brasil tende a ser uma população que valoriza e confia na mídia mais do que grande parte dos países do mundo. O brasileiro é um cidadão que acredita na mídia e no valor que ela tem para informar e instruir”, afirma Diego Pagura, diretor na Ipsos Brasil, segundo o site Proxxima.
O índice de credibilidade dos jornais e revistas do Brasil perde apenas, segundo o Ipsos, para os da Índia, da Arábia Saudita e da África do Sul. A Sérvia é o mais que menos confia na mídia impressa, com 11%.