Contexto Paulista: Olímpia se consagra como destino turístico em SP e se completa com Festa do Peão de Barretos

Wilson Marini – Rede APJ

wilson.marini@gmail.com

Esta coluna é publicada pela Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ), redesenhada por 16 líderes de prestígio regional com circulação no Estado de São Paulo.

Um dos destinos mais procurados do Estado de São Paulo e do país, a estância turística de Olímpia superou as expectativas de ocupação da hotelaria durante o mês de julho. O período, considerado de alta temporada devido às férias escolares, registrou mais de 370 mil turistas nos 31 dias do mês. O número representa, em média, cerca de 12 mil visitantes por dia na cidade, segundo o levantamento da secretaria de Turismo e Cultura do município. Entre os parques aquáticos do município, que estão entre os mais visitados da América Latina, o Thermas dos Laranjais registrou 235 mil pessoas e o Hot Beach, 117 mil durante o mês.

Festa do Peão

Segundo a prefeitura de Olímpia, a visitação mensal superou as 350 mil pessoas que eram esperadas pelo setor e pode ter sido ainda maior, uma vez que a pesquisa é uma amostragem, cujos respondentes correspondem a 70% dos leitos hoteleiros da cidade. Ainda de acordo com a administração municipal, a alta no fluxo de turistas permanece também neste mês de agosto. A retomada da Festa do Peão de Barretos favorece a hotelaria local. Isso porque, a grande oferta de meios de hospedagem e as opções de lazer do município são um forte atrativo para o público da festa, que pode frequentar o evento à noite e aproveitar os parques de Olímpia, durante o dia. As duas cidades ficam a uma distância de aproximadamente 50 quilômetros. A hotelaria de Olímpia prevê 70% de ocupação no período da festa, recebendo cerca de 182 mil turistas, durante os dez dias, de 18 a 28 de agosto. Além dos meios de hospedagem, a economia fica aquecida também em outros diversos setores indiretos, como o de transporte, tendo em vista os serviços de transfer para a festa.

Frase

“Vivemos um momento de retomada pós-pandemia, em que as pessoas estão ansiosas pelos eventos, como vimos durante o nosso Festival do Folclore, com sucesso de público. Estamos a alguns dias do início da Festa do Peão de Barretos, que é considerada uma das maiores no mundo do gênero, aliada à variedade de opções na nossa hotelaria, com mais de 34 mil leitos, e aos nossos parques aquáticos, são um chamariz para os visitantes. Assim, esperamos mais um mês de grande movimento para a cidade, com o setor e a economia aquecidos”, destaca, animado, o prefeito Fernando Cunha.

Investimento em Jundiaí

A empresa DHL Supply Chain anunciou a construção de novas instalações em Jundiaí para armazenagem e distribuição, com previsão de geração de empregos. O futuro CD da DHL contará com estruturas modernas e será instalado em terreno localizado na rodovia Anhanguera. A previsão da empresa é que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2023.

Dinamismo

“Somos a 7ª economia do Estado, a 17 ª no ranking nacional dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) e o nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é comparado aos de países desenvolvidos da comunidade europeia (0,822)”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado. “Esse será o maior empreendimento imobiliário da empresa no Brasil. Estamos expandindo para atender novos negócios, e Jundiaí foi escolhida por sua localização estratégica, pela facilidade de encontrarmos boa mão de obra, além do bom relacionamento com o setor público”, disse o diretor de novos negócios de Real Estate, Jalaertem Campos. (Jornal de Jundiaí, Rede APJ)

Pesquisa em Botucatu

Com foco na estratégia global Way To Zero, que visa neutralizar as emissões de carbono até 2050, a Volkswagen investe em parceria com a Unesp, em projeto que visa desenvolver material com adição de fibras naturais, ao invés de cargas minerais, nas peças em matrizes termoplásticas para o acabamento interno dos veículos da marca. O programa de cooperação para pesquisas, experimentos e transferência dessa tecnologia, será desenvolvido por meio do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas do câmpus de Botucatu. (Auto Indústria)

Breves

● A movimentação de cargas no Porto de Santos cresceu 2,3% no segundo trimestre deste ano, alcançando 42 milhões de toneladas, informou a Santos Port Authority (SPA), estatal que administra o maior porto do país. A comparação é com o mesmo período do ano passado.
● A produção, o emprego e a utilização do parque industrial tiveram resultados positivos para a indústria brasileira em julho, na comparação com o mês anterior, de acordo com a Sondagem Industrial, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
● A indústria da construção registrou crescimento elevado da atividade e do emprego em julho deste ano. De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), esses dois indicadores avançaram nos ritmos mais elevados desde 2010.
● O Banco do Brasil lançou a linha BB Crédito Mobilidade, que financiará itens como bicicletas, patinetes, scooters elétricas ou mecânicas e motos abaixo de 125 cilindradas em até cinco anos.
● A Prefeitura de Jacareí inaugurou programa de qualificação ‘Incubadora da Moda’ com om objetivo de tornar a cidade uma referência na área.