Pazzini: Liderança dos mercados do Interior Paulista é irreversível

O Interior Paulista movimentará R$ 681,4 bilhões em alimentação, habitação, transporte, saúde, vestuário, educação e outros itens em 2019. O dado confirma a posição do Interior Paulista como o maior mercado consumidor do País. Quem projeta esse número é a empresa de consultoria IPC Marketing e Editora. Nesta entrevista, o responsável pelo estudo IPC Maps, Marcos Pazzini, diz que a posição de liderança do Interior Paulista “é irreversível” perante os demais mercados, considerando-se a posição atual das regiões paulistas, as tendências demográficas e da economia no País e a realidade “caótica” das regiões metropolitanas. De acordo com o levantamento, entre 2014 e 2019, a participação do Interior de São Paulo aumentou significativamente, passando de 49,78% do consumo do Estado de São Paulo em 2014 para 53,24% em 2019. Segue a entrevista na íntegra:

APJ – O que é a Pesquisa IPC Maps e qual a sua aplicação no mercado?

Marcos Pazzini – A IPC Marketing Editora edita anualmente o estudo IPC Maps, que traz informações detalhadas do potencial de consumo da população brasileira, detalhado por classe econômica e em 22 categorias de consumo, para cada um dos 5.570 municípios brasileiros. Normalmente, nossos clientes adquirem o estudo para estudos de expansão, de novos investimentos, de definição de metas de vendas e também para realizar estudos de mídia para seus clientes, no caso das agências de propaganda.

APJ – O Interior Paulista ocupa que fatia do mercado brasileiro considerado na pesquisa?

Marcos Pazzini – O Interior de São Paulo será responsável por 14,54% de todo consumo nacional, devendo movimentar R$ 681,4 bi em consumo em 2019. Com essa participação, o Interior de SP é o maior mercado consumidor do país, pois a região metropolitana de SP será responsável por 12,77% do consumo nacional.

APJ – Que área forma o Interior Paulista nesta pesquisa?

Marcos Pazzini – Consideramos como Interior Paulista todos os 606 municípios do Interior e do Litoral de SP, que não pertençam à região metropolitana. A região metropolitana de SP é composta por 39 municípios, próximos à Capital. A população do Interior totaliza 24.199.651 habitantes, que ocupam 8.274,093 domicílios. O Interior Paulista concentra 3.641.175 empresas de todos os segmentos e portes, incluindo microempresas e microempreendedores individuais. Desse total de empresas, 518.725 empresas são Indústrias, 1.580.455 são empresas de Serviços, 547.357 são Agribusiness e 994.638 são empresas da área de Comércio. O Interior Paulista contém 15.985.206 veículos registrados, de todos os tipos e anos

APJ – O IPC ao que parece foi o primeiro estudo a apontar a relevância do Interior Paulista no contexto nacional. Gostaria que falasse um pouco sobre isso. Quando ocorreu esta constatação pela primeira vez? Foi uma surpresa? Houve reação nos mercados e empresas no sentido de reverem suas estratégias e vislumbrarem novas oportunidades?

Marcos Pazzini – Em 2015 soltamos um release, resultante de um estudo comparativo feito por nossa empresa, com base nas informações do IPC Maps de 2005, 2010 e 2015. Dessa forma, em 2015, o Interior de SP passou a ser o maior mercado consumidor do Estado e do Brasil, pois ultrapassou a região metropolitana da Capital, que tradicionalmente ocupava a 1ª posição. Esses percentuais de participação mostram a participação do Interior em relação ao Estado. O Interior Paulista teve participação de 47,3% do consumo do Estado de SP, em 2005; em 2010 essa participação subiu para 47,8% e em 2015 foi de 52,9%. Esse release teve ampla repercussão no mercado, pois todos acreditavam que a Capital paulista e sua região metropolitana eram os maiores mercados do país. As principais cidades do Interior Paulista repercutiram muito essa informação e passaram a divulgar essa informação de forma positiva, trazendo boas repercussões para o Interior Paulista em termos de novos negócios abertos e novos investimentos recebidos.

APJ – Nesses anos de pesquisa em que o Interior despontou, qual foi a evolução apresentada? 

Marcos Pazzini – Em 2019 o Interior Paulista terá participação de 53,2% no consumo do Estado de SP, o que demonstra que continua crescendo a participação do Interior Paulista no consumo estadual.

APJ – É possível prognosticar a evolução da curva? O Interior Paulista deve ocupar mais ou menos a fatia atual, nos próximos anos, ou é possível antecipar tendência de alta ou outra qualquer para os próximos anos?

Marcos Pazzini – Avaliando-se os números do consumo paulista em 2019, temos 39 municípios da região metropolitana com participação de 46,8% no consumo estadual. Do lado do Interior (e litoral) temos 606 municípios com participação de 53,2% no consumo do Estado, portanto ainda há espaço para crescimento do potencial de consumo do Interior em relação ao Estado. Isso deve ocorrer com abertura de uma quantidade maior de empresas no Interior, pois muitas cidades implementaram ou estão implementando zonas industriais para atrair empresas, o que deve gerar mais empregos e mais renda para a população do Interior Paulista. Mais empregos e mais renda geram potencial de consumo maior.

APJ – Em sua opinião, o espaço de liderança do Interior Paulista está consolidada em relação a outros mercados? 

Marcos Pazzini – Sim, pois os grandes centros metropolitanos estão caóticos em termos de infraestrutura, trânsito, valores de m2 altos etc. O espaço ocupado pelo Interior Paulista, na minha opinião, é irreversível.

APJ – Que aspectos sociais e geográficos considera relevantes ressaltar sobre o Interior Paulista que tenha levado ao crescimento de consumo e a sua posição à frente dos demais mercados?

Marcos Pazzini – Na minha opinião, o processo se iniciou com a transferência de empresas dos grandes centros metropolitanos para o Interior Paulista, graças ao trabalho feito em várias cidades, oferecendo áreas industriais, cessão de terrenos, isenção de impostos etc. Esse movimento resultou na maior abertura de empresas nos municípios do Interior, o que gerou mais empregos, mais renda e mais dinheiro de potencial de consumo. Quando as empresas que comercializam produtos e serviços para a população perceberam esse aumento de potencial de consumo nos municípios do Interior Paulista, passaram a abrir filiais para atender de forma adequada essa demanda de consumo e dai o círculo virtuoso de consumo já estava formado.

APJ – Os centros regionais que não se destacam ainda no contexto, por estarem mais distantes ou com menos população, apresentam sinais de crescimento e também tendem a se tornar polos regionais importantes no Estado?

Marcos Pazzini – Sim, é possível isso acontecer nesses próximos anos, mas o sucesso vai depender do trabalho feito em termos de atração de empresas para o município, conforme já citado anteriormente.

APJ – Após a última pesquisa, é possível atualizar ou antecipar tendências para o próximo estudo em relação a esses aspectos de predominância do Interior Paulista?

Marcos Pazzini – Nossa metodologia de cálculos de potencial de consumo permite determinar valores para o ano corrente e não pode ser aplicada para projeções mais longínquas.

Quem é Marcos Pazzini

Marcos Pazzini é engenheiro, com especialização em Marketing. Sócio-Diretor da IPC Marketing Editora Ltda., empresa que está há mais de 25 anos no mercado. É coordenador do estudo IPC Maps desde 1994, que traz dados demográficos e potencial de consumo de cada um dos municípios brasileiros. Em 1996 liderou o desenvolvimento do aplicativo de gerenciamento e geoprocessamento do estudo IPC Maps, que foi um grande diferencial nas consultas. Atua na área de pesquisa de mercado e informações mercadológicas há mais de 20 anos.