Contexto Paulista: Estado de São Paulo registra alta nos empregos pelo quinto mês consecutivo

Wilson Marini – Rede APJ

wilson.marini@gmail.com

Esta coluna é publicada pelos grupos de comunicação da Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ), rede formada por 16 líderes de prestígio regional com circulação no Estado de São Paulo

No estado de São Paulo, em setembro, foi registrado acréscimo de 85 mil empregos. Com isso, houve elevação do emprego formal (0,7%) pelo quinto mês consecutivo, segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O índice de alta representou acréscimo de 85 mil empregos. Desses, 53 mil foram gerados na área de serviços, 15 mil no comércio, 14 mil na indústria e 4 mil na construção. A agropecuária teve recuo de 900 empregos. O contingente de empregados formais no Estado de São Paulo agora é de 13 milhões de pessoas.

31% do país

No acumulado de janeiro a setembro, foram criados 787 mil empregos (6,4%) no Estado de São Paulo, que responde por 31% do total dos empregos gerados no Brasil.

Por regiões

Na geração de empregos, os resultados mais expressivos foram verificados na capital, região metropolitana de São Paulo e regiões de Campinas e Sorocaba. Somadas, estas regiões respondem por quase 80% do emprego gerado no Estado.

Ambiente favorável

O e-book Rotina das empresas – antes e depois da Lei 14.195/2021, elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), destaca a melhora do ambiente de negócios com a sanção da Medida Provisória (MP) 1.040/2021. Mais conhecida como “MP do Ambiente de Negócios”, a lei traz algumas mudanças, como novas regras para abertura e funcionamento das empresas e outras medidas que desburocratizam o ambiente de negócios nacional e estimulam o empreendedorismo. Entre os temas tratados na publicação, estão recuperação de créditos públicos ou privados, substituição das Eirelis, recuperação judicial, livros digitais e assembleias virtuais e dupla visita.

Investimento

A Volkswagen anunciou investimento de R$ 7 bilhões na América Latina até 2026. Depois de atualizar, aumentar e modernizar sua frota no ciclo entre 2017 e 2020 (também de R$ 7 bi, com o lançamento de 20 modelos), agora o foco da montadora alemã, que tem fábrica em São Bernardo, pretende fortalecer projetos locais de veículos, digitalização e descarbonização, seguindo as novas legislações voltadas à emissão de gases e os planos globais de eletrificação da marca, com direito à abertura de um centro mundial de pesquisa de biocombustíveis no Brasil. (Diário do Grande ABC, Rede APJ).

Na Assembleia

●     Já está em vigor a lei que cria o conselho estadual para estudar a viabilidade e disponibilidade dos municípios para instalação de unidades prisionais.

●     Lei estadual instituiu a Semana Estadual de Aprendizagem entre os dias 22 a 29 de abril, com foco nos jovens profissionais.

●     A Assembleia Legislativa iniciou discussões sobre Projeto de Lei Complementar que cria a Região Metropolitana de Jundiaí.

Exemplo feminino

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que analisou os impactos de candidaturas de mulheres ao cargo de prefeita no Brasil, chama a atenção para a influência de suas candidaturas em meninas jovens. Segundo os pesquisadores, nos casos em que a mulher é eleita prefeita, um percentual maior de meninas adolescentes de 14 e 15 anos se registram para votar na eleição seguinte, quando completam 16 ou 17 anos.

Tendência dos consórcios

Estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta crescimento da busca dos gestores por parcerias como forma de tornar viável a execução de políticas públicas nas cidades brasileiras. Oficialmente, existem 601 consórcios públicos, envolvendo 4.723 municípios do total de 5.568 do país. Para auxiliar os gestores com informações mais precisas, a CNM criou o Observatório dos Consórcios.

Semana do diabetes

A Semana Estadual de Prevenção, Controle e Combate à Diabetes acontece até o domingo (14). É uma estratégia para conscientizar a população sobre a doença e os direitos assegurados por lei. No Estado de São Paulo, desde 2017 lei impede que alunos que tenham diabetes ou outras doenças crônicas sejam impedidos de se matricular em unidades de ensino públicas ou privadas. Em 2019, outra lei assegurou ao estudante diabético da rede pública de ensino acesso a um cardápio adaptado para evitar alimentos prejudiciais à saúde.

Novembro Azul

O movimento Novembro Azul tem por objetivo o combate ao câncer de próstata, considerada uma doença da terceira idade, por ser mais recorrente em homens de 55 anos ou mais. De acordo com dados do Inca, os diagnósticos em estágios mais avançados são menores em São Paulo (31%) comparado ao Brasil (36,2%).

Breves

●     Foi realizada na capital a 24º Boat Show, maior evento náutico da América Latina, na São Paulo Expo. A feira reuniu vendedores de iates, lanchas e veleiros, além de representantes de destinos náuticos.

●     Aumentou o número de veículos Scania conectados à internet em circulação no País. No final de outubro, o total de caminhões e ônibus com o recurso ativo chegou a 50 mil unidades. (Automotive Business).

●     A venda de caminhões cresceu 40% em outubro sobre o volume vendido pelas distribuidoras no mesmo mês de 2020, segundo a Fenabrave. Foram licenciadas no período 11,5 mil unidades.