Unindo arte e solidariedade, OVALE, da Rede APJ (Associação Paulista de Jornais), torna visível a arte regional a quem não a vê normalmente e colabora com uma das instituições mais respeitadas do Vale do Paraíba, o Gacc (Grupo de Assistência à Criança com Câncer), de São José dos Campos.
Trata-se do projeto Mãos à Obra, criado e realizado pelo jornal e pela Galeria Victor Hugo, do Colinas Shopping.
Também conta com a colaboração de 70 artistas que doaram obras ao Gacc. Os trabalhos serão leiloados em 20 de dezembro pela Galeria Victor Hugo.
Todo o dinheiro arrecadado será destinado direta e integralmente ao Gacc, que mantém um hospital para atender mais de 500 crianças e adolescentes em tratamento do câncer.
“A ideia é criar uma corrente do bem para, empregando a arte da solidariedade e do amor ao próximo, garantir um Feliz Natal para as crianças que enfrentam o tratamento contra o câncer”, afirma Guilhermo Codazzi, editor-chefe de OVALE e idealizador do projeto.
“Estamos muito felizes em fazer parte do projeto. O Gacc é instituição muito séria. Admiramos demais o jeito que eles trabalham. As crianças são muito bem cuidadas”, disse Victor Hugo, proprietário da galeria que leva seu nome.
ARTE NA CAPA
Por sua vez, OVALE terá ajuda de um curador para escolher obras que estamparão semanalmente a capa do jornal, sempre aos finais de semana. Serão 10 capas com obras de artistas participantes do projeto “Mãos à Obra”.
Além disso, como forma de valorizar o talento do artista regional, a contracapa da edição contará com uma galeria com outras dessas obras doadas.
“Estampar na capa uma boa nova, uma boa notícia, para ajudar e fazer uma corrente do bem, com todo mundo colaborando e dando as mãos ao Gacc”, diz Codazzi.
A primeira capa será publicada neste final de semana juntamente com um ‘Documento OVALE’ sobre o projeto, produzido pela equipe de vídeo.
“Acho que esse projeto é uma obra de Deus. O jornal entrou em contato e me deu um monte de ideias”, conta a artista Cristina Demétrio, que doou um quadro para o leilão e participa da coordenação do Mãos à Obra.
“O projeto é sensacional. Na obra, escolhi uma mulher que admiro muito, a jogadora Marta”, declarou o artista e grafiteiro Mr.Fred, de São José, que também doou um trabalho ao projeto.
Artistas destacam solidariedade
Um dos artistas participantes do projeto Mãos à Obra, Joarez Filho conta que escolheu uma tela especial para doar ao Gacc, com valor de mercado de R$ 8.000 e que vai à leilão com ‘lance livre’. Trata-se de um quadro que homenageia os bombeiros. “Mangueiras trançadas e retalhos, fundo negro e realça o lado da ocorrência das cinzas e do efeito do fogo. Obra retrata o sangue e suor dos bombeiros”.
A artista Cristina Demétrio diz que une arquitetura, arte e modernidade em seu trabalho, uma leitura colorida do projeto da ponte estaiada de São José. “Juntei arquitetura, arte, moderno, de extrapolar todos os meus limites, estou vindo com nova coleção”.
Para Rosemary Sanz, presidente do Gacc, toda a ajuda ao trabalho do hospital é uma celebração à vida. “Agradeço muito a todos os participantes do Mãos à Obra, desde a galeria e o jornal, que estão liderando essa linda iniciativa, assim como todos os artistas que estão doando sua obra e talento em prol da luta contra o câncer infanto-juvenil na região”. “É uma forma de unir as mãos às nossas pela luta contra o câncer”.