Não existe sociedade democrática sem jornalismo, diz presidente da APJ

Em mensagem de final de ano, o presidente da Associação Paulista de Jornais (APJ), Renato Zaiden,  lembrou a ampla cobertura editorial sobre as investigações da corrupção no Brasil nos últimos anos e defendeu o jornalismo para o avanço e desenvolvimento de uma sociedade democrática.

“Não teríamos esperança em um novo ano se não fossem reveladas as duras e tristes verdades que mostramos”, diz ele. Esta é a íntegra do texto, dirigido grupos de comunicação associados,  entidades representativas do setor e leitores:

Feliz Ano News

Mais do que nunca, nos últimos anos o jornalismo foi relevante ao mostrar a verdade nua e crua sobre a corrupção no Brasil, para que todos pudessem acompanhar os fatos e investigações, apoiar e cobrar das autoridades atitudes enérgicas para estancar, corrigir e responsabilizar os autores dos delitos.

Na ampla cobertura editorial, em que o jornalismo ouviu as partes interessadas, publicou fatos com veracidade e riqueza de detalhes, deu voz ao público para que colocasse sua indignação, aflições e opiniões e foi também fundamental para embasar o eleitor na livre escolha dos líderes que responderão pelos destinos do País nos próximos anos.

Não existe sociedade democrática que avance e se desenvolva sem o jornalismo, assim como não teríamos esperança em um novo ano se não fossem reveladas as duras e tristes verdades que mostramos. Afinal, foram todas as notícias, boas e más, que permitiram e impulsionaram mudar a história do Brasil, para que pudéssemos novamente sonhar e desejar a você um ano de muitas notícias boas. Em 2019, Feliz Ano News!

Renato Delicato Zaiden 

APJ – Associação Paulista de Jornais

Presidente