Impacto social do jornalismo será mais valorizado em 2019, projeta especialista

Do site da ANJ – Associação Nacional de Jornais

As organizações de notícias têm de continuar avançando no uso mais eficiente de métricas de audiência e engajamento, mas estão desafiadas a medir e explicar com mais precisão o impacto do jornalismo na sociedade.

“Somos ótimos para determinar quem está lendo nosso conteúdo, quanto tempo as pessoas gastam com ele e como estão compartilhando. O que não fazemos bem é medir por que nosso conteúdo é importante”, diz Patrick Butler, vice-presidente do International Center for Journalists.

Essa informação, afirma, é fundamental para que a mídia possa fortalecer sua credibilidade em meio à hiperinformação digital, mantendo e gerando mais audiência. “Uma maneira de recuperar a confiança de nossos públicos – e potenciais audiências – é mostrar a eles que o jornalismo desempenha um papel vital em melhorar suas vidas”, destaca. Butler acredita que esta será uma das tendências de 2019, quando a mídia noticiosa intensificará seus esforços para medir seu impacto na sociedade.

Assim, iniciativas como as das redações do grupo norte-americano McClatchy, que defendem a credibilidade e a confiança por meio da campanha #ReadLocal, devem se multiplicar. Dentro do projeto do publisher dos Estados Unidos, há constante destaque às investigações e histórias que levaram a mudanças concretas na vida dos leitores. O The Center for Investigative Reporting, a ProPublica e a Gannett, diz o vice-presidente do International Center for Journalists, também têm priorizado esse acompanhamento.

O melhor conhecimento do impacto social da atividade jornalística e a demonstração disso às pessoas, reforça Butler, serão essenciais para reter e expandir o público, por meio de informações confiáveis e precisas. “Nosso futuro depende disso”.

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