Contexto Paulista: Sorocaba se destaca em ranking nacional de cidades sustentáveis

Wilson Marini – Rede APJ
wilson.marini@gmail.com

Esta coluna da Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ) é publicada por 14 líderes de prestígio regional com circulação no Estado de São Paulo.

Sorocaba foi eleita a primeira cidade do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil no ranking do Programa de Cidades Sustentáveis (PCS) da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria que abrange os municípios brasileiros signatários à iniciativa com população entre 501 mil e um milhão de habitantes. O resultado foi divulgado pelo órgão internacional e tem como base, sobretudo, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasil (IDSC-BR), entre outros indicadores. A informação foi divulgada pelo Cruzeiro do Sul (Rede APJ-Associação Paulista de Portais e Jornais).

No ranking
No país, Londrina (PR) é a primeira colocada entre as cidades com população entre 501 mil e um milhão de habitantes. Na mesma categoria, Sorocaba, em segundo lugar, ficou à frente de cidades como Santo André (SP), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT), Natal (RN), Maceió (AL) e Teresina (PI). Atualmente, há no Brasil 292 cidades signatárias ao PCS e, levando em conta todas elas, inclusive as capitais, Sorocaba é a 17ª melhor do Estado e a 25ª no País.

Planejamento e gestão
As cidades signatárias ao PCS são aquelas responsáveis em apresentar plano de metas, ou seja, instrumentos de planejamento e gestão, além de auxiliar a administração pública a definir as prioridades de governo, objetivos, prazos e compromissos do Executivo Municipal; base de dados (respostas para as 466 variáveis relacionados diretamente à Agenda 2030 da ONU) e boas práticas, tais como exemplos de políticas públicas que produziram resultados concretos e que servem de inspiração para outras cidades.

Aeronaves em Americana
A Tecnam Aircraft, fabricante europeia de aviões de pequeno porte, pretende inaugurar na segunda quinzena de setembro, em Americana, uma unidade de montagem de aeronaves no Brasil.

Energia verde: vanguarda paulista
Uma iniciativa do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), sediado na Escola Politécnica da USP, pode colocar o estado de São Paulo na vanguarda das novas tecnologias de energia verde e transição energética. Com o apoio do Governo de São Paulo, esta será a primeira estação do mundo para abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol. A planta-piloto vai ocupar uma área de 425 metros quadrados na Cidade Universitária, na capital. A área receberá reservatórios de etanol e hidrogênio, laboratório, sala de controle e um reformador com capacidade de produzir 4,5 quilos de hidrogênio verde por meio do etanol.

Sebrae: indústria pet em alta
A indústria pet faturou R$ 41,96 bilhões em 2022, uma alta de 17,2% em comparação com 2021, segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). São 167,6 milhões de animais no Brasil , com 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos. Desde 2020, são 112.096 novos negócios no Brasil no comércio de produtos, alimentos e animais, além dos serviços de higiene e embelezamento, de acordo com dados levantados pelo Sebrae a partir de dados da Receita Federal. O Estado de São Paulo concentra 33.039 dessas novas empresas. Os dados são do Sebrae-SP.

Piracicaba: destaque contábil
Estudo divulgado este mês pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) coloca Piracicaba em primeiro lugar no ranking de qualidade da informação contábil e fiscal. A cidade é a mais bem avaliada no Estado de São Paulo, tendo como critério os municípios acima de 100 mil habitantes, tirando as capitais, com 98,7% de acertos nas informações apresentadas. O estudo considera dados de 2022.

Cacau paulista chama a atenção
O programa Cacau de São Paulo desperta interesse internacional. No dia 9/8, extensionistas da CATI Regional São José do Rio Preto, receberam a visita de pesquisadores do Instituto Alemão Fraunhofer, instituição considerada uma das maiores da Europa em pesquisas aplicadas.

Liquidação de débitos de ICMS
O governo de São Paulo encaminhou na terça-feira (15/8) para a Assembleia Legislativa Projeto de Lei que aprimora a legislação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e cria melhores condições para a empresas quitarem autos de infração, com previsão de descontos podendo chegar a 70% se quitado à vista em até 30 dias. Atualmente, o contencioso administrativo totaliza R$ 117,5 bilhões.

Compras pela internet
A Fundação Seade analisou hábitos de consumo pela internet entre residentes no Estado de São Paulo e foi observado que a maioria dos entrevistados (68%) realizou compras ou contratou serviços pela internet nos 12 meses que antecederam à realização da pesquisa. A análise foi feita em fevereiro de 2023. Entre as compras realizadas, destacam-se eletrônicos ou eletrodomésticos, cursos, produtos de turismo e, em menor medida, de supermercado. A pesquisa também mostra que a prática dessas compras é maior nos estratos mais elevados de renda e instrução e diminui conforme o avanço da idade.