Contexto Paulista: Safra nacional de grãos bate recorde em 2021

Wilson Marini – Rede APJ

wilson.marini@gmail.com

Esta coluna é publicada pelos grupos de comunicação da Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ), rede formada por 16 líderes de prestígio regional com circulação no Estado de São Paulo

O total de cereais, leguminosas e oleaginosas gerado no país este ano deve atingir 263,1 milhões de toneladas. Com isso, a safra nacional de grãos para 2021 deve ficar 9 milhões de toneladas acima da safra de 2020, segundo divulgou o IBGE. Corresponde a um crescimento de 3,5% em relação ao ano passado, que já havia sido recorde na série histórica da pesquisa que teve início na década de 1970.

Frase

“Embora o plantio da soja tenha atrasado este ano, em função da estiagem, a partir de dezembro, com a volta das chuvas, as lavouras se recuperaram na maior parte do país e a produtividade da leguminosa deve ser elevada. Os preços estão bastante favoráveis no mercado internacional e a demanda continua alta, por isso os produtores continuam ampliando as áreas de plantio dessa commodity pelo país”, diz Carlos Barradas, gerente da pesquisa.

 Opção sustentável

A bioenergia derivada da cana-de-açúcar é uma opção sustentável para enfrentar as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, fornece outros serviços ecossistêmicos essenciais e promove o desenvolvimento socioeconômico, segundo estudo conduzido na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da USP, em Piracicaba.

Selo para o turismo local

As cidades paulistas e estabelecimentos privados poderão utilizar o selo Safe Travels, concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC na sigla em inglês) para o Estado de São Paulo. A certificação atesta as boas práticas intersetoriais do Plano São Paulo quanto à higiene e segurança sanitária. O Estado recebeu o selo no final de setembro do ano passado. Por ser considerado “embaixador” do Safe Travels, a certificação poderá ser usada pelos municípios e empresas, desde que assumam os mesmos compromissos.

Serviço

As cidades, entidades ou empresas interessadas no selo devem fazer o pedido para a Secretaria de Turismo do Estado, informando o seu site e o contato o responsável, além de confirmar a adoção dos protocolos do Plano São Paulo, validados pelo WTTC. Pedidos deverão ser feitos pelo e-mail:promocao@turismo.sp.gov.br

Frase

“O momento de enfrentamento da pandemia é crítico e a melhor decisão é adiar as viagens. Porém, esse reconhecimento do WTTC é importante por padronizar a comunicação em todo o mundo. Cabe agora às cidades e seus moradores o respeito às regras de isolamento, não aglomeração, higiene e a adesão regrada à vacinação. Esse é o caminho mais curto para sairmos da crise”, diz Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado.

Setor de serviços puxa PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo cresceu 0,4% em 2020, de acordo com a Fundação Seade. As principais razões que levaram ao desempenho positivo da economia paulista ano passado, segundo o órgão, foram:

●     Em 2019, o PIB estadual cresceu 2,2%, ante 1,4% da economia brasileira (IBGE).

●     O setor de serviços cresceu no Estado e tem peso na economia paulista.

●     O segmento de serviços em São Paulo já apresentava, desde o final de 2019, desempenho superior à média nacional (2,7% contra 1,7%), diferença que aumentou em 2020.

Setor terciário moderno

O Estado de São Paulo concentra o setor terciário mais moderno do país, com forte presença dos serviços prestados às empresas, como atividades financeiras, imobiliárias e de informação e comunicação. Destaque para as atividades financeiras, cujo desempenho decorreu do crescimento do crédito: empréstimos tomados por empresas e famílias para fazer frente a dificuldades no período de pandemia e aumento do crédito imobiliário, favorecidos por taxas de juros mais baixas.

Economia paulista é diversificada

Resultado positivo do PIB também teve contribuição da construção civil e do agronegócio (ampliação de 8,4% da indústria de alimentos no estado), como a produção de açúcares, favorecida pelo preço no mercado internacional.

Case no Interior

Fundada em 1990 e com sede em Taquaritinga, no Interior Paulista, a Vic Pharma tornou-se uma multinacional em 2015 quando foi adquirida pela alemã Schülke & Mayr. Atualmente, a empresa é referência no ramo de assepsia tópica e desinfecção hospitalar. Consolidou sua marca no mercado nacional e exporta sua produção para diversos países da América Latina. A novidade é que a partir deste ano, iniciará a produção e comercialização dos produtos da linha da Schülke & Mayr para o Brasil e América Latina.

Conjuntura

●     A Lojas Americanas vai abrir 150 unidades em 2021, mesmo com a forte migração de compras para o comércio eletrônico.

●     A indústria de autopeças espera crescimento de 14,6% no faturamento líquido do setor este ano. Os investimentos em 2021 são estimados em R$ 990 milhões,  52% superior ao registrado em 2020.

●     A USP está entre as melhores universidades do mundo em 44 das 51 áreas específicas avaliadas no QS World University Ranking by Subject, divulgado nesta semana. É a instituição da América Latina com melhor desempenho no ranking.