Contexto Paulista: Número de trabalhadores ativos em SP aumenta 5,5% em 2021, diz Seade

Wilson Marini – Rede APJ

Esta coluna é publicada pelos grupos de comunicação da Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ), rede formada por 16 líderes de prestígio regional com circulação no Estado de São Paulo

wilson.marini@gmail.com

O número de trabalhadores formais e informais cresceu 5,5% no estado de São Paulo em 2021, segundo dados da Fundação Seade divulgados nesta semana. O levantamento foi feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE. “A força de trabalho teve um acréscimo de 1,1 milhão de pessoas que estavam sem trabalhar e conseguiram uma ocupação fixa aqui no estado”, comemorou o governador João Doria em entrevista coletiva na quarta-feira (16). “É o maior crescimento da série histórica da chamada taxa de ocupação desde 2012 em São Paulo. Em se tratando de uma circunstância de pandemia e de crise econômica, sem dúvida é uma grande notícia”, acrescentou.

Expansão

De acordo com a Seade, em 2021, o total de pessoas ocupadas em São Paulo foi estimado em 21,9 milhões, com expansão nos serviços domésticos (9,9%), construção (8,8%), indústria de transformação (7,8%), comércio (7%) e serviços (5,3%). Apenas na agricultura ocorreu redução (-7,8%).

Diminuição de desocupados

Em relação ao número de desocupados nos 645 municípios de São Paulo, houve diminuição da taxa de desocupação passando de 14,1% para 13,4%. Estima-se que 3,4 milhões de pessoas estavam desocupadas em todo o estado no ano passado.

Aumento da força de trabalho

Com esse resultado, a força de trabalho paulista – população economicamente ativa, somando ocupados e desocupados – é estimada em 25,3 milhões de pessoas. Houve aumento de 4,6% entre 2020 e 2021, com acréscimo de 1,1 milhão de pessoas nesse contingente no segundo ano da pandemia da Covid-19.

Frase

“São dados muito positivos para São Paulo e fecham o ano de 2021 com uma informação que deve ser comemorada, que marca e consolida a retomada econômica do nosso estado”, disse Bruno Caetano, diretor executivo da Fundação Seade. “Representou mais renda, oportunidade de emprego e trabalho para as famílias.”

Raio-x regional

Na Região Metropolitana de São Paulo, o total de ocupados foi estimado em 10,5 milhões de pessoas em 2021, uma expansão de 7,9% em relação ao ano anterior. Houve crescimento de demanda na construção (15,8%), serviços domésticos (14,7%), indústria de transformação (12%), agricultura (9,6%), serviços (7,6%) e comércio (4,9%). Das 773 mil ocupações criadas, 523 mil correspondiam a trabalhadores do mercado formal.

Interior e litoral

No interior e litoral houve aumento de 3,3% na ocupação, sendo estimado em 11,4 milhões de pessoas em 2021. A taxa subiu no comércio (8,8%), serviços domésticos (6,9%), indústria de transformação (5,1%), construção (3,4%) e nos serviços (2,7%), mas caiu 8,3% na agricultura. Das 362 mil ocupações geradas em 2021, 238 mil correspondiam a vagas formais.

4º trimestre

O estado de São Paulo teve aumento de 954 mil pessoas no número de ocupados no 4º trimestre de 2021, o equivalente a um aumento de 4,3%. Já a taxa de desocupação diminuiu de 13,4% para 11,1% no mesmo período, com decréscimo de 528 mil pessoas em relação ao trimestre anterior. Houve expansão de ocupados em serviços (529 mil), comércio (280 mil), serviços domésticos (122 mil) e construção (111 mil). O último trimestre de 2021 também teve retrações na indústria (- 41 mil) e na agricultura (- 47 mil).

Investimento

A Mahle Filtros América do Sul inaugurou a ampliação de sua fábrica em Mogi Guaçu, Interior Paulista. O espaço de 1.320 m² vai produzir filtros de óleo spin-on, atendendo ao mercado pós-venda de reposição e montadoras, com o objetivo de melhorar os prazos nas entregas para os clientes. A empresa investiu mais de 10 milhões em novas máquinas e equipamentos para a linha de produção.

Investimento – 2

Com investimento de US$ 4,7 milhões, a multinacional norte-americana ADM (Archer Daniels Midland) inaugurou um Centro de Inovações, em Hortolândia. O objetivo é testar e desenvolver soluções e ingredientes para empresas parceiras que fornecem alimentação e bebidas ao consumidor. A ADM produz há 75 anos proteína e produtos à base de soja e milho, além de nutrição animal para empresas. Só nos últimos oito anos a multinacional adquiriu 32 marcas, das quais 27 ligadas à área de nutrição. (O Liberal, Rede APJ)

Audiências

As audiências públicas do Orçamento estadual para 2023, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta semana serão realizadas em Presidente Prudente (quinta-feira, 24), Birigui e Dracana (sexta, 25), todas essas nas respectivas Câmaras Municipais, e Herculândia, (sábado, 26, no clube do mesmo nome). A largada já foi dada, com audiências realizadas em São José do Rio Preto, Barretos, Mira Estrela e Guará. O objetivo é que os cidadãos apresentem as demandas de suas regiões para formulação do orçamento estadual para o ano que vem. Tradicionalmente, a rodada é realizada no segundo semestre. Este ano, devido às eleições, foi antecipada.