Contexto Paulista: Lançado guia para ampliar negócios de turismo no Estado

Wilson Marini – Rede APJ

wilson.marini@gmail.com

Esta coluna é publicada pelos grupos de comunicação da Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ), rede formada por 16 líderes de prestígio regional com circulação no Estado de São Paulo

A agência InvestSP e a Secretaria de Turismo e Viagens (Setur) lançaram a versão eletrônica de um portfólio de imóveis para investimento no Estado de São Paulo. Com mais de 50 áreas de potencial turístico, a plataforma oferece um cardápio com oportunidades no Vale do Ribeira, Litoral Norte e centro da capital. Uma equipe de consultores mapeou os terrenos disponíveis, edifícios públicos e imóveis privados, com o objetivo de oferecer opções avaliadas previamente e de grande vocação para o turismo.

Frase

“Atuamos para ampliação de todos os negócios no Estado de São Paulo. Conectamos os empresários e investidores aos players do ambiente de negócios e direcionamos o processo de investimento para que seja mais ágil e simples.” – presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira.

Distritos Turísticos

Aprovada a lei 17.374, que institui a criação dos Distritos Turísticos no Estado “visando estimular a atração e a implantação de empreendimentos de natureza turística, nacional e internacional”. São áreas territoriais situadas em um ou mais municípios, em arranjo conjunto, e que atendam a requisitos como relevância cultural, histórica, ambiental, urbanística ou econômica. Um dos objetivos é a atração de investidores privados.

Expansão

A Delly’s, empresa do mercado de distribuição de alimentos para o food service independente e pequeno varejo do Brasil, inaugurou seu Centro de Distribuição na Grande São Paulo, no cruzamento entre a Raposo Tavares e o Rodoanel, a 16 quilômetros da Marginal Tietê. O investimento foi de R$ 10 milhões, realizado em conjunto com a empresa Super Frio. Fundada em 2015, a Delly’s atende restaurantes, hotéis, bares e varejo de vizinhança, atuando em 27 centros de distribuição no país.

Indústria paulista

As fábricas paulistas da Tenneco Powertrain Brasil, em Santo André e Araras, estão entre as unidades destacadas em prêmio internacional da empresa. A fábrica de Araras abriga a diretoria da Tenneco Powertrain e as linhas de produção de pistões e eixo comando de válvulas, além de um centro de tecnologia capacitado para testes de motores para as principais montadoras. A de Santo André produz válvulas para aplicações que vão de motocicletas e automóveis até veículos comerciais e motores industriais.

Saneamento regionalizado

O Estado de São Paulo ganhará novas divisões regionais de saneamento básico, de acordo com projeto aprovado pela Assembleia Legislativa. Serão quatro Unidades Regionais de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAE): Sudeste, que engloba os 370 municípios que têm contrato com a Sabesp; Centro, com 98 municípios; Leste, com 35 municípios; e Norte, com 142 municípios.

Meta

99% da população estadual deve estar com acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto até 31 de dezembro de 2033.

Empregos

No 1º trimestre de 2021 foram gerados 211.369 postos de trabalho no Estado de São Paulo. Em comparação com igual período de 2020, o aumento foi de 1,2%. Ao todo, são 12,4 milhões os empregados no Estado, equivalente a quase um terço do país.

Onde

Apenas a Região Administrativa de Barretos não apresentou crescimento, sendo positivos em todas as demais, com destaque para as de Campinas (44.987), Sorocaba (11.179), Ribeirão Preto (10.413) e Rio Preto (10.300).

Em alta

Estas são as ocupações com maior número de admissões: alimentadores de linha de produção; técnico de enfermagem; trabalhadores da cultura de cana-de-açúcar; assistentes administrativos e faxineiros.

Projeto ambiental

Três das 12 cidades que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) participarão de projeto-piloto regional de combate ao descarte irregular de Resíduos de Construção Civil (RCC) do governo estadual. 74,2 mil toneladas de RCC são gerados por dia em território paulista; destes, 36,2 mil toneladas na Região Metropolitana de São Paulo e 4,9 mil toneladas nas 12 cidades que integram o Condemat. Guarulhos gera sozinha 2,3 mil toneladas/dia, seguida por Mogi das Cruzes (691 toneladas/dia).

O conselho

O Condemat conta com 12 cidades, que, juntas, preservam 2% da Mata Atlântica no Estado. Com 3 milhões de habitantes, a região produz 30% da água no território paulista e é considerada de grande importância também em se tratando do Cinturão Verde. Fazem parte do consórcio: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.

Breves

●      O grupo Muffato inaugurou sua quinta loja em São José do Rio Preto. No total, o grupo paranaense emprega 1,4 mil trabalhadores na cidade.

●      O Magazine Luiza anunciou terça-feira (8) a abertura de um centro de distribuição em Guarulhos. A empresa deve iniciar as atividades da nova unidade em agosto, com expectativa de criação de 500 postos de trabalho.

●      A Fundação Florestal anunciou a compra de 28 toneladas de sementes da palmeira-juçara, que serão lançadas em uma área da Mata Atlântica para crescimento e restabelecimento da espécie, que está em risco de extinção.

●      A Prefeitura de Jundiaí lançou o programa “Jundiaí, Lugar de Alimento Seguro”, com o objetivo de ampliar ações que visam elevar a segurança dos alimentos que chegam ao consumidor, mediante capacitação aos agricultores.

●      O IBGE confirmou que a safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve chegar ao recorde de 262,8 milhões de toneladas em 2021.