Contexto Paulista: Exclusão de negros ainda é realidade paulista

Estudo da Fundação Seade com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do IBGE, no Estado de São Paulo as proporções de habitantes “desocupados” e “subocupados” em relação a empregos são maiores entre os negros (17,8%) do que a de não negros (12,6%). Na Região Metropolitana de São Paulo, por exemplo, há maior proporção de desocupados negros (12,3%). No restante do Estado, predominam subocupados negros (7,3%). Esse quadro, segundo a análise da entidade, confirma a “deterioração da condição de inserção da população negra no Estado”. Sua taxa de desocupação, sempre superior à dos não negros, cresceu mais intensamente nos últimos anos.

20 de novembro

O Dia Nacional da Consciência Negra é feriado em mais de mil cidades brasileiras, das quais uma centena delas no Estado de São Paulo. O objetivo é valorizar os negros brasileiros (pretos e pardos) e a consciência afro-brasileira. O movimento negro reverencia a data desde os anos 1970, numa referência a Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, um símbolo da luta dos negros brasileiros contra a escravidão e o preconceito racial, morto a 20 de novembro de 1695, degolado.

20 de novembro (2)

Zumbi tornou-se um dos líderes de nossa história a partir de 1680, aos 25 anos de idade. Exerceu a liderança com grande senso de organização do quilombo, aliado à coragem e técnicas militares. Cerca de 30 mil pessoas formavam àquela época a comunidade de escravos fugitivos sob a sua liderança. O quilombo se tornou um centro de resistência contra os portugueses e a escravatura e chegou a organizar grupos armados que combatiam os colonizadores em defesa da liberdade de culto e religião e da prática da cultura africana no Brasil Colonial.

Turismo paulista na CNN

Desde o dia 15 a rede de canais CNN, dos Estados Unidos, veicula peça publicitária de 1 minuto e 32 segundos de promoção do turismo paulista. A inciativa está sendo apresentada como “a mais audaciosa campanha internacional de turismo já feita por um estado brasileiro em qualquer tempo”. E o melhor, segundo o governo, é que tudo foi financiado pelo setor privado. O comercial mostra imagens de cidades de diversas regiões, como o Vale do Paraíba, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas e outras.

Aquecendo

De acordo levantamento do Sindicato da Habitação e Condomínios de São Paulo (Secovi-SP), a cidade de Campinas possui o maior índice de vendas de imóveis novos do Estado de São Paulo, ficando acima, inclusive, da capital, com crescimento de 92% em 12 meses. O número de lançamentos também aumentou: no último ano cresceu 29%, mostrando que o mercado imobiliário voltou a aquecer depois da crise.

Perspectivas na economia

As fabricantes de motos elevaram mais uma vez sua perspectiva de produção em 2019 e agora preveem um volume ligeiramente maior de 1,105 milhão de unidades, segundo o site Automotive Business. Na revisão anterior, feita em abril, a Abraciclo, associação das fabricantes, havia previsto 1,100 milhão de motos, o que representaria aumento de 6,1% sobre o volume de 1,03 milhão feitas em 2018.

Black Friday promete

A Associação Comercial e Industrial de Bauru estima que as vendas durante esta Black Friday, marcada para o próximo dia 29 de novembro, deverão crescer 9,5% em relação ao ano passado, segundo o site Jcnet, da Rede APJ. Em sondagem realizada junto ao meio empresarial bauruense, as vendas em novembro com as ações da Black Friday devem ser maiores devido também à retomada da confiança dos consumidores. Segundo analista local, o ambiente econômico melhorou, e a combinação da injeção do décimo terceiro salário, FGTS, PIS/Pasep e queda dos juros permite projetar um período de vendas melhor.

Paralimpíadas Escolares

Nesta terça-feira, a Arena Anhembi na capital paulista recebe a abertura dos jogos nacionais mais importantes para alunos com deficiência em idade escolar, as Paralimpíadas Escolares. Os jogos serão realizados no Centro de Treinamento Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11,5), a partir desta quarta-feira (20) e vão até sexta-feira (22). Mais de 1.220 estudantes participam das competições.

Objetivo

As Paralimpíadas Escolares visa a inclusão e estimula a participação das crianças e adolescentes com deficiência de todo o país em disputas esportivas. A delegação paulista é a maior do evento, com 188 integrantes de 51 cidades do Estado. São Paulo também é a única a ter alunos representando o Estado em todas as modalidades. Os jogos são divididos nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, badminton, futebol de 5, futebol de 7, goalball e judô.