Contexto Paulista: Agronegócio paulista puxa retomada dos empregos no país

Wilson Marini – Rede APJ

Esta coluna é publicada pelos grupos de comunicação da Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ), rede formada por 16 líderes de prestígio regional com circulação no Estado de São Paulo

Com 98.320 novas vagas de janeiro a agosto, o setor agropecuário é o destaque na geração de empregos em 2020 no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. As atividades agrícolas que mais abriram vagas neste ano foram: cultivo do café (17.741); atividades de apoio à agricultura (17.227); cana-de-açúcar (12.219); soja (11.136); bovinos (8.481); frutas de lavoura permanente, exceto laranja e uva (5.987); criação de aves (4.745); horticultura (2.783); cultivo de cereais (2.163); atividades pós-colheita (2.096); uva (1.946); suínos (1.905) e produção de florestas plantadas (1.197). Nesse contexto, São Paulo foi o estado com melhor resultado, responsável pela criação de 66.235 postos de trabalho no agronegócio, seguido por Minas Gerais e Goiás. “Mostramos que o agro não para nunca, trabalhamos sempre com resiliência e somos o farol que guia os outros setores da economia”, comemorou o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Gustavo Junqueira.

Alcachofra do Interior

O Estado de São Paulo produz por ano perto de 4 milhões de cabeças de alcachofra, uma flor comestível. O plantio está concentrado em três municípios: Piedade (maior produtor nacional), São Roque e Ibiúna.

Roteiro do Vinho

A alcachofra paulista é parte atrativa do turismo rural no “Roteiro do Vinho” em torno de São Roque, formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. O turista pode passear com seu veículo pela rota, visitar produções de alcachofras e degustar vinhos e outros produtos típicos.

Frase

“Os adultos ficam parecendo crianças. Andando no meio do alcachofral, eles acabam se divertindo. E isso, por outro lado, gera mais respeito pelo produto. A pessoa conhece mais, sabe como foi plantado e acaba dando mais valor” – Alex Santiago de Moraes, dono de vinícola e produtor de alcachofra.

Jabuticaba paulista

Pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em São Paulo, foram comercializadas por atacadistas 2,4 mil toneladas de jabuticaba, em 2019. A maioria (98,5%) veio de produtores paulistas.

Empreendedorismo local

O Sebrae está recomendando aos candidatos a prefeito do Estado a implantação da Sala do Empreendedor, um local para o atendimento para quem já tem ou quer ter o seu próprio negócio. É ali que o empresário encontra estímulo e apoio para se capacitar e ter acesso a cursos técnicos e gerenciais e orientações.

O papel dos gestores

O órgão enfatiza que é papel dos futuros gestores municipais apoiar os pequenos negócios locais na aproximação com grandes empresas, para que possam tornar-se fornecedores; na participação de feiras e rodadas de negócios; e na prospecção de novos mercados, como é o caso das oportunidades em compras públicas, um mercado com grande potencial para as micro e pequenas empresas, ainda pouco explorado.

Universidades paulistas em destaque

A USP é a 52ª melhor universidade do mundo, segundo o Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2020. É a universidade latino-americana mais bem classificada. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 319º lugar, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 394º, fazem parte do ranking das 500 melhores.

Investimentos

A Lojas Cem vai dobrar de tamanho o seu centro de distribuição em Salto para comportar as expansões. Até o final do ano, a rede inaugura cinco novas lojas no Interior Paulista. Juntas, deverão criar 220 novos empregos. O grupo fatura R$ 5,4 bilhões por ano e possui 280 lojas e 14 mil funcionários.

Referência entre prefeituras

Birigui, na região Noroeste, é o segundo município do país e o primeiro do Estado no Índice de Desempenho da Gestão das Transferências Voluntárias da União. O ranking é produzido pelo Ministério da Economia por meio da plataforma digital “Painéis Gerenciais+Brasil”. A informação é da Folha da Região, da Rede APJ (Associação Paulista de Portais e Jornais). Em setembro, Birigui foi eleita a terceira melhor cidade do Brasil em governança pelo Conselho Federal de Administração (CFA), atrás apenas de Itapetininga e Ourinhos, no Estado de São Paulo.

Energia

“O Estado de São Paulo possui um imenso potencial para gerar eletricidade a partir do sol com energia solar fotovoltaica, seja em grandes usinas ou sistemas de pequeno e médio portes, em telhados, fachadas ou áreas livres. A fonte solar será estratégica para acelerar a atração de investimentos, geração de empregos e renda e revigorar a economia paulista” – secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, ao anunciar parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica para desenvolver a energia solar fotovoltaica no Estado.

Breves

●     A Volvo Car Brasil inaugurou o primeiro estacionamento gratuito para carros híbridos e elétricos do País. Fica na capital, bairro do Brooklin.

●     Em setembro, foram abertas 23.205 empresas no Estado de São Paulo. É a maior marca alcançada desde 1998.