Anuário da Comunicação constata crescimento de agências em 2018

Lançada em 26/5 no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, a edição 2019 do Anuário da Comunicação Corporativa aponta um crescimento de 14,8% no segmento das agências de comunicação, retomando vigoroso
crescimento que a área teve até 2014. Foram, de 2015 a 2017, três anos de estagnação, num patamar de faturamento da ordem de R$ 2,5 bilhões, número que agora saltou para R$ 2,87 bilhões, segundo as projeções feitas para
a publicação pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisa.

“Mesmo descontada a inflação, 3,75% em 2018”, diz Maurício Bandeira, sócio-diretor do Instituto Corda, “o salto é muito relevante e superior à média dos índices de quase todos os setores econômicos do País. Nos investimentos
publicitários, por exemplo, também houve crescimento intenso, 10% em 2018, segundo levantamento do Kantar Ibope Media”.

“Ainda assim”, pondera, “é importante observar que, apesar do crescimento médio positivo, muitas agências, especialmente as menores, operaram com muitas dificuldades. Assim, 25,1% das agências não cresceram nada
no ano passado e 18,9% registraram queda no faturamento, totalizando proporcionalmente
quase a metade das empresas desse mercado – 44%.

Esse é o principal sinal de alerta de que o crescimento do setor ainda precisa de espraiamento para maior
consistência”. Além dos indicadores econômicos, o Anuário traz o Ranking das Agências de Comunicação
e quatro reportagens especiais, sobre Mercado, Tendências, Transformação Digital e Propósitos e Causas.
u Com 128 páginas, a publicação estará à venda na Mega Brasil a partir da próxima segunda-feira
(3/6), por R$ 100, mais custo de postagem. Informações no 11-5576-5600.

Fonte: Jornalistas & Cia.