A moeda real no mercado de notícias é a credibilidade, cada vez mais exigida pelos leitores
Essa credibilidade, afirma o especialista, passa por um conjunto de características e de comportamento das pessoas no atual estágio da era digital: a confiança é mais valiosa do que nunca; a notícia é um dos poucos comércios cuja moeda real é a credibilidade; e, neste momento, os leitores redescobrindo que vale a pena pagar por informação de qualidade.
“A lei da oferta e da procura (demanda) ainda se aplica”, diz Nel em entrevista ao site da World Association of News Publishers (WAN-IFRA). “Os consumidores de notícias estão cada vez mais reconhecendo que, embora a informação seja abundante em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, informações independentes baseadas em fatos que podem ser confiáveis são escassas”.
Não são apenas os leitores que estão percebendo o crescente valor do jornalismo de qualidade, segundo Nel. As perspectivas também estão mudando entre os publishers, que têm demonstrando um crescente comprometimento em fornecer conteúdo exclusivo e de qualidade pelo qual vale a pena pagar. “Estamos vendo isso mesmo no país mais caro do mundo para dados móveis, o Zimbábue, onde as assinaturas via celular do Daily News e do Financial Gazette estão em curva crescente”, afirma Nel
Mesmo nas regiões em que há baixos níveis de confiança na mídia, sustenta o especialista, isso representa uma oportunidade para os publishers ganharem credibilidade. “Os inovadores provedores de notícias que estão atendendo seus clientes com notícias relevantes, oportunas e confiáveis em formatos que funcionam estão prosperando, em um contexto tão variado quanto a Birmânia e a Bélgica”.