Wilson Marini – Rede APJ
wilson.marini@gmail.com
Esta coluna é publicada pela Associação Paulista de Portais (APJ), redesenhada por 14 líderes de prestígio regional com circulação no Estado de São Paulo.
A cidade de São Paulo é a 33ª melhor do mundo conforme o relatório “The World’s Best Cities” de 2023. A novidade é que a capital paulista avançou nos últimos rankings, já que alcançou 59º lugar em 2020 e 44º no último levantamento em 2021, e agora avançou 11 pontos. A análise é feita anualmente pela Resonance Consultancy, uma consultoria internacional, e leva em conta dados sobre qualidade de vida, trabalho, viagens e investimentos. Na relação estão 100 municípios, e apenas a capital paulista e o Rio de Janeiro são do Brasil. Os dados do levantamento foram divulgados pela Prefeitura de São Paulo.
Restaurantes
Em rankings específicos, São Paulo alcançou resultados ainda mais significativos. No caso de restaurantes, a capital paulista ficou em terceiro lugar. Segundo a consultoria, “com a maior população de descendentes de italianos fora da Itália, a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão e uma grande comunidade do Oriente Médio, as delícias culinárias são um dado adquirido”. A cidade alcançou um impressionante 3º lugar em seus restaurantes, à frente de Londres e Nova York. A retomada das atividades deu ao cenário cultural da cidade um quatro lugar, com shows e eventos exclusivos atraindo grandes multidões, destacou a consultoria.
Posições de destaque
Confira os resultados alcançados por São Paulo em diferentes categorias:
● 14º em Prosperidade – número de sedes corporativas do Global 500, PIB per capita, taxas de emprego, Igualdade de renda.
● 34º para Produto – conectividade de aeroportos, atrações, museus, classificações de universidades, tamanho do centro de convenções.
● 31º para Pessoas – participação na força de trabalho, nível educacional médio.
● 45º em Promoção – check-ins no Facebook, frequência de pesquisa no Google, avaliações do TripAdvisor, hashtags do Instagram, popularidade do Google Trends.
● 72º para Programação – cultura, vida noturna, restaurantes, compras.
● 128º para Local – clima, segurança, pontos turísticos, vida ao ar livre.
Maior capital da América Latina
São Paulo sempre teve importância econômica no país. É a 17ª cidade mais rica do mundo, além de ser a maior capital da América Latina. Conforme as últimas estatísticas, o mercado consumidor paulistano é de cerca de 13 milhões de pessoas das mais diversas faixas de renda. Isso sem contar os turistas e empresários de outras cidades e Estados, que buscam o comércio da cidade para fazer o estoque no seu negócio local. O varejo de São Paulo sempre foi referência. São mais de duas mil empresas instaladas, 56 shoppings e 59 ruas especializadas em vários segmentos.
Negócios
A retomada econômica pós-pandemia é realidade na cidade. Essa constatação foi confirmada pelo ranking “Melhores Cidades para Fazer Negócios” elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado pela revista Exame. Nele, a capital paulista ocupa o primeiro lugar nos mercados de comércio e imobiliário, a segunda colocação no setor de educação e terceiro lugar, na área de serviços. Nesse caso, foram avaliados mais de 60 quesitos e indicadores em seis áreas econômicas (educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário e agropecuária) com análises referentes à infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações.
Referência na cultura e lazer
Na área de cultura e lazer, São Paulo é conhecida no mundo todo como referência. Moradores e visitantes têm à disposição 126 parques, espalhados por todas as regiões. Para quem busca outras opções de lazer, são 119 teatros, 124 museus e 184 casas noturnas. O terceiro lugar em seus restaurantes no ranking da Resonance Consultancy se justifica quando se observa a quantidade de alternativas. No último levantamento feito pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, foram computados 20 mil restaurantes em funcionamento, o segundo maior número do mundo, com churrascarias, hamburguerias, japoneses, vegetarianos, italianos e outros. O total de bares é de 30 mil em funcionamento.
Economia bombando
Janeiro de 2023 foi o mês com maior número de abertura de empresas no estado de São Paulo. Foram registrados 21.292 novos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), segundo a Junta Comercial do Estado de São Paulo. A informação é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Litoral Norte: saiba como ajudar
Fique atento para as informações de auxílio às vítimas do desastre no Litoral Norte. Em razão do grande número de doações, os telefones do Fundo Social de São Paulo estão congestionados. O governo do Estado de São Paulo divulgou que as doações podem ser feitas em dinheiro conforme abaixo:
Para doar cestas básicas:
Conta Bancária – Banco do Brasil
Agência nº 1897-X
Conta corrente nº 19.490-5
CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98
Chave Pix: CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98
Para doar cobertores:
Conta Bancária – Banco do Brasil
Agência nº 1897-X
Conta corrente nº 19.771-8
CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98
Chave Pix: doacoesfussp@sp.gov.br
Fonte: //www.investe.sp.gov.br/noticia/chuvas-no-litoral-norte-saiba-como-ajudar/