Redação de O Imparcial assume produção de canal de TV

Desde a quarta-feira (13 de junho), a Redação de O Imparcial, de Presidente Prudente, assumiu as produções de O Imparcial TV. O Imparcial é o jornal líder na região, O jornal é associado da Rede APJ – Associação Paulista de Jornais

O canal é originário de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de alunos de Jornalismo da Facopp (Faculdade de Comunicação Social Jornalista Roberto Marinho), da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), de Presidente Prudente. O canal criado no Youtube amplia a produção de conteúdo gerado pela equipe de jornalismo de O Imparcial para o ambiente on-line.

Novo canal na região

O Imparcial TV objetiva ampliar, com a ajuda do audiovisual, a oferta de informação de qualidade junto aos consumidores de notícias do Oeste Paulista.

Com o primeiro vídeo publicado na rede social YouTube neste primeiro semestre, um grupo de alunos de jornalismo, acompanhado do professor orientador e representantes da universidade, apresentou o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), bem como incentivou a manutenção do formato por parte da Redação após a conclusão do projeto. É o que foi feito.

O trabalho foi idealizado nas salas de aula da Unoeste e teve como criadores os alunos Aline Muchiut, Alisson Negrini, Ana Carolyna Simões, Caroline Lima, Lucas Foster e Thiago Anacleto. O estudo foi intitulado de “A utilização do YouTube como plataforma de webjornalismo: criação de um canal para o jornal O Imparcial” e tem como intenção, por exemplo, levar a informação dos setores de variedades, esportes, turismo e cidades, através do audiovisual.

Durante a apresentação, o grupo falou sobre a afinidade que possui com as redes sociais, especialmente o YouTube, o que incentivou o uso da mídia para a realização da peça prática do TCC. Ao todo, foram 28 vídeos publicados em dois meses, que conseguiram juntos, pelo menos, 253 inscritos e aproximadamente 13 mil visualizações. “Um terço do público da internet está dentro do YouTube, que é segunda maior rede social do mundo. Com o estudo, vimos que uma mídia nova jamais apagará uma mídia tradicional, por isso, os resultados aqui obtidos vieram para somar ao O Imparcial”, lembra o grupo.

Resultados satisfatórios

O gerente de marketing de O Imparcial, Alberto Deodato, comenta que a iniciativa já estava dentro dos projetos do jornal, que pensava em ampliar a presença do veículo nas diversas plataformas, além da impressa. “Foi um estudo muito bem-vindo e que traz um formato que impulsiona e agiliza nossa tomada de decisões. É um produto de qualidade, feito com competência e que tem muito valor”, ressalta.

Já o diretor-executivo, Leandro Nigre, que teve contato com os alunos desde o início das atividades, expõe que uma das grandes premissas da parceria era a de pensar em qualidade na informação, o que foi prontamente respondido pelo grupo em termos de produção. “Tive acesso a todo o material produzido, desde a pauta até o vídeo finalizado. A experiência foi muito amistosa e, sem dúvidas, vamos aproveitar o trabalho e começar a gravar nossos próprios vídeos. Será novo para nossa equipe, mas temos profissionais capacitados para o desafio”, finaliza.

Rumo aos 80 anos

O Imparcial está prestes a completar 80 anos de credibilidade. No último dia 2 de fevereiro, com a edição de número s20.492, o jornal completou seu 79º aniversário. Já são quase oito décadas de imparcialidade e comprometimento com a informação oferecida diariamente à população de Presidente Prudente e região em forma de jornal impresso e, mais recentemente, através do meio online no portal www.imparcial.com.br.

Desde a sua fundação, em 1939, o veículo traz em sua linha editorial a credibilidade, que é o que conta quando o assunto é jornalismo, na defesa dos direitos sociais, bem como da representatividade e do desenvolvimento da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo e dos seus 54 municípios.

Na busca por um jornalismo eficiente e transparente, O Imparcial atravessou as décadas e se consolidou com o principal meio de comunicação da região e um dos mais importantes do Estado. E, em tempos de imediatismo, redes sociais e “fake news”, o impresso se ampara na apuração dos fatos e na aproximação aos personagens para oferecer aos seus leitores um conteúdo aprofundado, sem se deixar seduzir pela subjetividade do furo jornalístico pelo furo. Para O Imparcial, não importa dar uma informação, mas dá-la com riqueza de detalhes e veracidade, como quem conta uma história.

Interatividade

Assista aqui a apresentação do projeto pelo editor executivo, Leandro Nigre.

Para se inscrever  no canal: //www.youtube.com/oimparcialtv

A sugestão de pauta pode ser enviada para o email oimparcialtv@imparcial.com.br

Facebook: //www.facebook.com/oimparcialtv

Instagram: //www.instagram.com/oimparcialtv/