O Liberal faz a primeira página em russo para marcar abertura da Copa do Mundo

O jornal O LIBERAL, de Americana, publicou nesta quinta-feira (14 de junho) uma capa temática inspirada na Copa da Rússia. A primeira página trouxe todas as chamadas traduzidas para a língua russa.
“Foi uma maneira de chamarmos a atenção para a nossa cobertura e entrarmos no clima de mais uma Copa”, comentou o editor-executivo do Grupo Liberal, João Colosalle. Nas duas páginas seguintes, o jornal trouxe um anúncio, ressaltando a cobertura da Copa do Mundo pelo grupo, e a versão traduzida para o português da capa em russo.
A ideia, segundo João, surgiu durante uma reunião sobre a cobertura da Copa pelo jornal. Para conseguir viabilizar uma capa em russo, o LIBERAL contou com a ajuda da professora americanense Maria Camargo Sipionato, de 32 anos, que é especialista no idioma.
“Apesar de ser da cidade, a professora vive em São Paulo. Então, a ajuda dela aconteceu de forma totalmente online. Nós enviávamos as chamadas de capa em português e ela nos sugeria a tradução em russo. Foram muitas mensagens, textos e páginas trocadas nos últimos dois dias”, contou João.
Segundo o editor-executivo, a maior dificuldade foi encaixar as chamadas traduzidas nos espaços da capa do jornal. “Uma palavra simples, como ‘crime’, por exemplo, não tem apenas cinco palavras em russo. Ou seja, ela vai ocupar um espaço totalmente diferente do que previmos na página em português”, explicou.
Para isso, de acordo com João, foi preciso ajustar expressões e tamanhos das chamadas, um trabalho feito em parceria com o departamento de diagramação e arte. “Em uma chamada na capa, por exemplo, precisamos torná-la ainda mais resumida para que coubesse, um trabalho que exigiu esmero dos diagramadores”, comentou.
“O resultado foi bem legal. Tivemos um bom feedback dos leitores, que elogiaram o fato de a capa em russo atrair, inicialmente, pela incompreensão e, depois, pela surpresa de ser uma brincadeira com a Copa”, disse João.
O LIBERAL
O jornal O LIBERAL foi fundado em 1952, em Americana, e circula em cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) – Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia. O Grupo Liberal, que publica o LIBERAL, inclui ainda o portal de notícias www.liberal.com.br e as rádios Você AM 580 e 94.7 FM. O conteúdo produzido pelo jornal é distribuído ainda em redes sociais e revistas do Grupo.