Jornal da Cidade, de Bauru, muda o formato e inova no portal jcnet

O Jornal da Cidade inova na versatilidade, equilíbrio e eficiência em seu compromisso com o leitor, os anunciantes, Bauru e região

Do site jcnet.com.br em 01º/agosto/2019

Pense em como você consumia informação há 10, 20 anos. A gente ouvia música de outro jeito. O jornal era em preto e branco. Assistia à TV e a filmes em alguns poucos canais e agora há muitas opções, principalmente com a chegada do universo digital e o aprimoramento do mundo real. O telefone era apenas para ‘telefonar’ e hoje a ligação telefônica é uma entre tantas possibilidades que os celulares (smartphones) proporcionam.

O jeito de se informar mudou e os veículos de comunicação estão se adaptando às novas exigências do público e da modernidade. Além de se remodelar para ter uma presença ainda mais marcante e renovada no mundo digital, o jornal se reinventa na versão impressa. Por isso, a partir de amanhã o JC passa do formato standard para o berliner. A mudança vai garantir melhor portabilidade, tornando o manuseio do jornal mais prático e mais confortável e com mais páginas. Você continuará recebendo tudo o que recebe hoje em conteúdo informativo, interpretativo e opinativo e passará a ter uma moderna e interessante experiência na leitura de seu jornal.

“O Jornal da Cidade está sintonizado neste admirável mundo novo e também inova na busca de mais eficiência e abrangência em seu compromisso com o leitor. Reestruturamos nosso grupo de comunicação com uma gestão mais participativa de nossos colaboradores, descentralização da administração, contratando gestores em cada área estratégica; investimos em software de inteligência artificial para podermos ter mais eficiência na nossa redação e desenvolver projetos de investimento com os nossos anunciantes”, anuncia o diretor administrativo e de tecnologia, Marco Antonio Campos Oliveira. Ele informa também que foi criado um departamento chamado Núcleo Digital, onde há especialistas tanto no jornal impresso quanto na Internet. “Já desenvolvemos os primeiros projetos de sucesso com nossos clientes em vários segmentos, como os da construção civil, imobiliário, veículos, alimentício e vestuário”, diz.

“Lançamos o nosso portal social chamado POP Bauru. A partir de agora, vamos criar vários produtos na empresa que vão ter suas versões em papel e no digital e, sendo assim, teremos uma gama de produtos para investimento da micro, pequena, média e grande empresa”, explica o diretor do JC.

Equipe do JC apresenta o novo site

Em meio a essa evolução, Marco Antonio ressalta que nunca se leu tanto notícia no mundo geradas pelas empresas jornalísticas. “E contra os fake news na Internet, cada vez mais a credibilidade entra em ação. Nosso portal digital JCNET, tem uma grande audiência, somos disparados líderes em audiência na região, com 5 milhões de page views mensais e 500 mil usuários que acessam nossos produtos digitais. Tudo isso vem pela fidelidade de nossos leitores e dos anunciantes, por isso agradeço a todos por fazerem parte desta história junto com a gente”, acrescenta.

“Queremos agradecer aos nossos líderes, o presidente dos Grupos Prata e Cidade, Alcides Franciscato, e o diretor superintendente do JC, Érico Braga, por acreditarem neste projeto inovador, parabenizar a todos os colaboradores e gestores pelo empenho, aos nossos fornecedores de software LAHAR e MSX, e ao Kleber Santos, da SPCENTRO Produtora, que nos ajudou a criar a maravilhosa campanha de divulgação das mudanças”, finaliza o diretor administrativo e de tecnologia.

COMPROMISSO

Com todas as mudanças, o JC só não altera seu sagrado compromisso de seguir propiciando a Bauru e região um jornalismo investigativo, pluralista, em prol do desenvolvimento sustentável, como tem sido ao longo dos anos. Mas também é necessário que seja viável e equilibrado do ponto de vista econômico e financeiro para que tudo o que de mais importante e interessante que acontece em nossas cidades, no Brasil e no mundo chegue às suas mãos de forma extremamente acessível em termos de custos.

Esta é uma das razões que levou o JC a mudar não somente de formato impresso, mas também a forma como oferece notícias, serviços e soluções em seu portal, o //www.jcnet.com.br (leia mais abaixo).

Ler o Jornal da Cidade a partir de amanhã significará mais facilidade para carregá-lo para onde quer que você vá, seja onde estiver e mantê-lo sempre conectado, porque o JC fica 24 horas ligado nos fatos, ajudando nas decisões sobre tudo o que há de relevante na vida de seus leitores e internautas.

Portal renovado no layout, com novos produtos e muitas soluções

A partir de amanhã, o JCNET será ainda mais responsivo (integrado e adaptável). Além de moderno, o novo layout levará em conta a experiência de navegação do leitor, em todos os dispositivos (smartphone, tablet, computador e smart TV), afinal, o tamanho das fontes aumentará (conforto para a leitura) e o menu estará reorganizado.

Cada editoria (Política, Economia, Polícia, Geral etc) terá uma capa própria, fazendo com que o usuário tenha acesso a mais fotos e vídeos. Já o conteúdo continuará integrado com as redes sociais, conforme adianta o gestor do Núcleo Digital do Jornal da Cidade, Guilherme Campanholi.

No entanto, haverá novidades, como a aproximação com o jornal impresso, via QR Code (código de barras bidimensional, que pode ser escaneado, usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera). Neste sistema, as principais notícias do dia terão, no jornal impresso, um QR Code afixado. O aplicativo JCNET possui um leitor deste código, que servirá como um atalho para acessar a matéria desejada via smartphone, tablet, computador ou smart TV. Além disso, o leitor terá a opção de ouvi-la, por meio da voz de uma narradora, e compartilhar a notícia nas redes sociais.

Outra mudança diz respeito à entrega de notícias através do aplicativo. Agora, o serviço, denominado Push Notification aumentará a sua frequência para até três notificações por dia. Caso o leitor não queira recebê-las, basta desativar a opção dentro do próprio app. O JCNET também ampliará seu portfólio de produtos comerciais, que contarão com um espaço privilegiado e a estreia do chamado branded content (para transmitir, através de conteúdo, a mensagem da marca ao consumidor).

OUTRAS INOVAÇÕES

O Jornal da Cidade lançará, amanhã, uma startup, que envolve coluna social e branded content: o POP Bauru. O novo produto visa ganhar agilidade, servir como laboratório de inovação e ampliar a oferta para os clientes, em termos de resultados de campanha. O POP Bauru trabalhará em várias vertentes. Um dos fotógrafos do jornal cobrirá determinado evento (com foto e vídeo). Em seguida, o material será publicado no site do POP (dentro do JCNET), Gente, Negócios & Propaganda (jornal impresso), além do Facebook e Instagram próprios da startup.

No final, o empresário receberá uma revista personalizada e impressa, que abrigará todo o material produzido. “A ideia do POP é representar o movimento cultural da sociedade e, ao mesmo tempo, a transformação do Jornal da Cidade, permitindo experimentar o novo”, explica Campanholi. Inclusive, a logomarca do projeto possuirá formas expressivas e linhas longas, cuja cor poderá mudar conforme o tipo de evento.

Até o final deste ano, o jornal cumprirá uma agenda de inovações, como a criação de uma loja para assinatura online, do Clube de Assinantes e do Portal dos Classificados.

Campanha publicitária enfatiza a credibilidade e agilidade do jornal

Para informar os leitores sobre a mudança no formato, além de promover as novidades editoriais e comerciais, o Jornal da Cidade está contando com a SPCENTRO Produtora de Vídeo e Conteúdo no desenvolvimento da estratégia, criação e produção das peças publicitárias. A campanha que integra mídias offline e online inclui anúncios no JC, JCNET e nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Youtube, comercial na TV aberta, outdoor, busdoor e outras ações de comunicação com clientes e parceiros.

O jornalista e especialista em marketing e comunicação Kleber Santos, da SPCENTRO, explica como foi criado o conceito-âncora da campanha: “Por que este conceito ‘O Formato Muda, a Credibilidade Não?’. Porque buscamos inspiração justamente na história do Jornal da Cidade. Ao longo de mais de meio século de existência, o JC construiu uma trajetória de confiança e credibilidade junto aos leitores e anunciantes. São princípios traduzidos na forte presença do jornal na defesa do interesse público, no desenvolvimento de importantes projetos para a comunidade além de promover a qualidade de vida em Bauru e região. Então, ao se modernizar mais uma vez, é importante para o jornal deixar claro para os leitores e anunciantes que seu maior patrimônio, que é a credibilidade, sempre será mantida. Por isso, buscamos sintetizar tudo isso no slogan ‘O Formato Muda, a Credibilidade Não’. Esse conceito vai conduzir todas as ações de marketing.

Kleber explica que a campanha publicitária se divide em duas fases. “Na primeira, informamos os leitores e anunciantes sobre a mudança e a versatilidade do novo formato. A segunda, que se inicia amanhã, conta com comercial de TV de 30″ ( trinta segundos) que ressalta a presença multimídia do JC. O filme traz uma estética sofisticada, traduzindo a ampla interação dos leitores que, através do jornal, tem a facilidade de estarem conectados com a comunicação impressa simultaneamente com as novas plataformas digitais”, destaca, complementando que, para os próximos meses, já estão sendo preparadas outras ações de marketing.