Interior de SP é um dos destinos mais procurados nas férias de julho

CONTEXTO PAULISTA

Wilson Marini 

Com esse título, a Agência Brasil, do governo federal, divulgou informação nesta semana reconhecendo que o Interior de São Paulo está entre os principais destinos turísticos das férias de julho procurados nas agências de turismo do país. Os dados se baseiam em levantamento fornecido pela a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav). De acordo com a entidade, a instabilidade econômica fez os consumidores mudarem o comportamento e os destinos de suas viagens, mas manteve o setor do turismo aquecido. Com a conjuntura, roteiros pelo interior do Brasil ganharam ainda mais força, com destaque para São Paulo.

Destinos preferidos

Entre os principais destinos buscados nas agências de turismo neste mês de julho, segundo a mesma fonte, estão as cidades com atrações de ecoturismo e esportes radicais como Botucatu, Brotas, Boituva, Eldorado, Serra Negra e Socorro, entre outras. Além dessas, destacam-se Campos do Jordão, que no inverno chega a receber 1,5 milhão de turistas, e Águas de São Pedro, próximo a Piracicaba, conhecida pelas estâncias com águas terapêuticas.

Fomentar o turismo

A Gastronomia, a cultura, a natureza e a humanização no atendimento do turista são alguns pilares estratégicos recomendados aos municípios para atrair mais visitante e alavancar a economia. A conclusão é de encontro promovido pela Confederação Nacional de Municípios em Capitólio (MG), que reuniu esta semana gestores da área de várias partes do país.

Frase

“Nós temos um país muito rico no turismo. Precisamos reunir forças, compartilhar nossas experiências e buscar o que tem de melhor em cada lugar. Precisamos preservar nossas características e ao mesmo tempo inovar”. Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do Distrito Federal, durante o evento.

Investimento empresarial

A JCB, do segmento de equipamentos para a construção, anunciou investimento de 25 milhões de dólares para a ampliação da produção da sua fábrica em Sorocaba. A expectativa é de que 100 novos empregos sejam criados.

 Suco em alta

A safra de laranja 2019/2020 deve ser a maior da história em produtividade por hectare no cinturão citrícola de São Paulo, segundo o portal ACidadeon. A estimativa é do Fundecitrus. Cada hectare deve produzir em média 1.051 caixas de laranja, um aumento de 36% em relação às 765 caixas por hectare colhidas na safra anterior. Na região de Araraquara, o crescimento deve ser ainda maior, quase 47% em relação à safra anterior. O coordenador da pesquisa de estimativa de safra do Fundecitrus, Vinícius Trombin, diz que o setor da laranja “passou por uma revolução”.

Pelo Estado

  • Inovação: A Agência Unesp de Inovação lançou campanha para ampliar o portfólio de empresas-filhas da universidade. O objetivo é dar visibilidade às iniciativas inovadoras desenvolvidas por alunos e egressos da Unesp que impactam no desenvolvimento.
  • Concessão: Há 100 dias, o Parque Estadual de Campos do Jordão está sob administração privada. Foram realizadas obras de manutenção e elaborados novos mapas e guias para visitantes.
  • Sustentabilidade: 164 municípios paulistas receberam certificados de qualificação no Programa Município VerdeAzul.
  • Arte e história: “São Paulo, Coração do Brasil” é o título de mostra fotográfica do artista Sergio Saraiva, aberta no Palácio dos Bandeirantes até o dia 31 de agosto.
  • Saúde: inaugurado em Serrana, na região de Ribeirão Preto, o Hospital Estadual do município, com abrangência regional.
  • Aplicativo: lançado pelo governo do Estado “Hora Marcada” para usuários do SUS agendarem consultas e exames.
  • Pioneira: A Secretaria da Educação do Estado vai eliminar o papel na burocracia a partir de 5 de agosto.

 Meio ambiente

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado lançou apelo para prevenir o fogo em lavouras, comum no período de inverno. É fundamental que o agricultor não jogue bitucas de cigarros na palhada, não deposite lixo em local inadequado, não queime lixo e nem solte balões, entre outros cuidados.

Julho Amarelo

Este é o mês escolhido para a campanha Julho Amarelo; e o dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Pauta na Assembleia

Os deputados estaduais discutirão no segundo semestre projeto de lei que fixa alas separadas para gestantes e parturientes cujo filho não sobreviveu ao nascimento. O objetivo é respeitar o momento de luto das mães e minimizar a dor emocional. Os autores destacam as dificuldades dessas mulheres ao ocuparem a mesma ala de outras mães que deram a luz recentemente, e que vivenciam experiências de alegria. Outra proposta determina que as empresas de telefonia, água e gás forneçam os dados dos funcionários que realizarão reparos em domicílio, antes da visita, com o objetivo de garantir segurança aos moradores.

Empreendedorismo feminino

A capital paulista está entre as 50 cidades mais promissoras no mundo para o empreendedorismo feminino, segundo o índice “Women Entrepreneur Cities (WE Cities) 2019”, produzido pela Dell Technologies. O estudo é divulgado a cada dois anos. É a única cidade brasileira citada no ranking.

 

wilson.marini@gmail.com