Dicas de privacidade e comportamento em redes sociais para jornalistas

No farto terreno das informações em rede o que realmente é público ou privado? As redes sociais são públicas? O que você publica e decide compartilhar pode comprometer sua privacidade, a de parentes e amigos. Os riscos da exposição para o jornalista. O webinário pretende ajudar na reflexão sobre que tipo de informações pessoais devem ou não estar disponíveis na internet. Os ataques digitais e a proteção de dados também serão tratados no webinário.

Data e horário:
Dia 22 de agosto de 2018, das 15h às 16h – horário de Brasília.
(A sala da apresentação online estará aberta a partir das 14h45 para que cada participante faça seu teste).

Temas abordados:

  • Comportamento na internet; redes sociais e informações pessoais, tipos de golpes e ataques de hackers; redes pessoais e informações sensíveis, privacidade, rede pessoal de informação e suas conexões, proteção e calibragem na privacidade nas redes sociais, aplicativos seguros.

A quem se destina:
Jornalistas, profissionais da redação, marketing, estagiários de jornalismo e interessados no tema.

Como assistir:
Os inscritos podem assistir ao webinário pelo computador ou por aparelhos móveis, baixando o aplicativo gratuito para Android e IOS.

Clique aqui para se inscrever

Sobre o instrutor:
Fábio Gusmão é jornalista com MBA Executivo em Administração pela COPPEAD-UFRJ. Formado há 23 anos, está há 20 nos jornais EXTRA e GLOBO, é editor da editoria Radar e do Núcleo de Checagem e de Jornalismo de Dados da Editora Globo. É o criador do case #Éboato #Éverdade, em 2010, que combateu a difusão em massa de informações falsas nas redes sociais. Em junho de 2013, inovou ao implementar o uso do WhatsApp para jornalismo colaborativo, distribuição de conteúdo e para relacionamento com os leitores no Extra, tornando-se o primeiro veículo de comunicação no mundo a usar o APP com esse fim. Gusmão já ganhou vários prêmios de jornalismo como o Prêmio Esso de Reportagem, Prêmio Embratel, XXII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, Tim Lopes de Jornalismo Investigativo e menção honrosa no XXVII Prêmio Vladimir Herzog.

Fonte: ANJ – Associação Nacional de Jornais