Contexto Paulista: Governo paulista quer planos locais de adaptação climática

Wilson Marini – Rede APJ

wilson.marini@gmail.com

Esta coluna é publicada pelos grupos de comunicação da Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ), rede formada por 16 líderes de prestígio regional com circulação no Estado de São Paulo

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente acaba de publicar o “Guia de Adaptação e Resiliência Climática para Municípios e Regiões”. O documento faz parte do programa Municípios Paulistas Resilientes, que propõe capacitações para os municípios prepararem seus planos de adaptação climática. A Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável é parceira do projeto. O material se destina principalmente a gestores públicos e técnicos envolvidos com a temática de adaptação e resiliência no âmbito municipal e regional no estado de São Paulo, além de membros de projetos e organizações que atuam na área.

Resiliência à prova

O estudo disponibiliza as informações de forma customizada para que as regiões se tornem mais resilientes e possam desenvolver seus planos e medidas frente aos impactos das mudanças climáticas. Foi produzido com base no estudo “Proposta de estrutura e orientações sobre os conteúdos dos planos municipais e regionais de adaptação e resiliência à mudança do clima”.

Frase

“A mudança do clima constitui um dos maiores desafios a serem enfrentados”, diz o secretário da Marcos Penido. “O guia é um recurso de orientação e apoio para a elaboração de planos de adaptação e resiliência à mudança do clima nas esferas local e regional, de modo a contribuir para o fortalecimento desse processo no estado como um todo”.

Retomada no Vale

Anunciada nesta terça-feira (5) a ampliação da fábrica da Alstom, na região do Vale do Paraíba, para a produção de uma nova frota com 58 trens para linhas do Metrô e da CPTM. Com isso, ao menos 750 novos postos de trabalho serão abertos, a maioria em Taubaté. A compra dos novos trens faz parte do contrato da Alstom com as concessionárias Acciona/Linha Universidade (Linha Uni), responsável pela Linha 6-Laranja de Metrô, e ViaMobilidade, vencedora da licitação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

Exportação

Além do fornecimento de 58 trens para atender às concessões das linhas do Metrô e da CPTM, a Alstom ainda realizará em Taubaté a produção de composições para outros três contratos internacionais. No total, serão mais de 130 trens com cerca de 750 carros.

Agronegócio de vento em popa

A divisão de aviação agrícola da Embraer encerrou setembro com um acumulado de 50 aeronaves Ipanema EMB-203 vendidas no ano, segundo o Canal Rural. Esse volume de negócios representa um crescimento de 100% em relação ao total registrado ao longo de 2020. A alta de pedidos, segundo a publicação, é reflexo do desempenho do agronegócio brasileiro e da confiança dos produtores e empresas aeroagrícolas em antecipar a demanda de 2022, que já responde por 30% das novas encomendas.

Líder de mercado

O Ipanema, desde 2005, é movido a etanol, se tornando o primeiro avião da Embraer certificado e produzido em série para voar com energia renovável, liderando uma ampla frente de atuação histórica da companhia em pesquisas e utilização de biocombustíveis na aviação. A aeronave é líder de mercado no segmento de pulverização aérea, com 60% de participação nacional e quase 1,5 mil unidades entregues.

Rota cervejeira

A Associação Cozinha da Mantiqueira, de Campos do Jordão, que reúne 32 associados entre bares, restaurantes, chocolaterias e cervejarias artesanais da região, promove até 31 de outubro a Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira. O evento visa unir a gastronomia regional com as cervejas artesanais. A Serra da Mantiqueira se tornou uma forte rota cervejeira (O Vale, Rede APJ).

No Interior

●     Inaugurada em Araraquara a nova sede da Cooperativa de Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana).

●     A Rumo, maior concessionária de ferrovias do País, inaugurou três postos de abastecimento de trens no Pátio de Tutóia, em Araraquara. É o maior investimento da empresa em infraestrutura ferroviária em São Paulo.

Na Assembleia

O deputado Edson Giriboni (PV, base eleitoral em Itapetininga e Vale do Ribeira) liderou a criação na Assembleia Legislativa de São Paulo de uma Frente Parlamentar pela Duplicação da Rodovia Marechal Rondon entre Tietê e Botucatu. O trecho, de 90 quilômetros, é administrado pela Concessionária Rodovias do Tietê.

PIB Regional positivo

A economia apresentou crescimento em todas as 16 regiões do Estado de São Paulo no 2º trimestre de 2021. Os maiores aumentos foram verificados nas regiões de Campinas (10,2%), Sorocaba (8,4%), Bauru (8,1%) e Central – Araraquara/São Carlos (7,4%). Registro (2,0%) e Santos (3,4%) apresentaram os menores crescimentos.

PIB paulista

Os dados foram divulgados pela Fundação Seade e são baseados no levantamento estatístico PIB+30, que representa 97% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual e permite observar as estatísticas preliminares da economia paulista.

Projeções 2021

As projeções da Fundação Seade para o PIB paulista em 2021 são de mínima de 6,3%, média de 7,1% e máxima de 7,5%, permanecendo acima do carregamento estatístico de 2020 para 2021, estimado em 4,9%. Para a economia brasileira, as novas projeções para o PIB em 2021 são de mínima de 4,7%, média de 5,0% e máxima de 5,3%.