Buffett apostou no papel do jornal nas cidades com forte senso de comunidade

A Berkshire Hathaway, conglomerado do bilionário Warren Buffet, anunciou ontem (26 de junho) que irá terceirizar a gestão do BH Media Group, braço de mídia da companhia, que reúne 30 jornais regionais e operações digitais.

A gestão, com contrato de cinco anos e que já começa no próximo mês, será assumida pela Lee Enterprises, editora de Iowa que publica 46 jornais. A empresa receberá uma taxa fixa anual de US$ 5 milhões, além de um porcentual dos lucros se a metas forem atingidas.

“Embora os desafios sejam claros, acredito que podemos nos beneficiar ao juntar esforços. O crescimento da Lee Enterprises, em participação e em receita, tem superado a média do setor”, afirmou Buffet.

Entre os títulos do BH Media Group, estão The Omaha World-Herald , The RichmondVirginia e The Winston-Salem Journal. Mary Junck, presidente da Lee Enterprises, disse que a aliança permitirá à companhia gerar mais caixa e acelerar a redução de dívidas.

O contrato exclui os ativos da BH Media Television, e The Buffalo News, de Nova York.

Buffett começou a investir no setor em 2007, apostando em jornais regionais.

“Nas cidades em que o senso de comunidade é forte, não há instituição mais importante que o jornal local”, disse na época das aquisições.

Fonte: O Estado de S. Paulo, 27 de junho de 2018.