APJ destaca o papel da mídia regional durante evento em Brasília

Com a presença de 80 parlamentares e empresários de comunicação da imprensa regional brasileira de 20 estados, foi reinstalada nesta quinta-feira a Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento à Mídia Regional, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento serviu de posse para o novo presidente da Frente, o deputado federal Pedro Francisco Uczai, de Santa Catarina. Carlos Zaratini, de São Paulo, que liderava a frente, passou à vice-presidência.

Estiveram presentes o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Edinho Silva, o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Luís Antônio Alves de Azevedo, e o presidente da Associação Paulista de Jornais (APJ), Renato Zaiden, convidado de honra à mesa e que fez pronunciamento em defesa da mídia regional.

Em nome da APJ, entidade que representa 14 dos principais jornais regionais paulista, cujas tiragens somam a maior circulação em rede de jornais diários do País, Renato Zaiden, convidado a falar em nome da imprensa, se pronunciou destacando aos parlamentares, empresários e dirigentes de entidades o papel relevante da mídia regional para fazer a interlocução pública, independente e transparente entre o governo e a sociedade.

Zaiden disse que especialmente nesse momento crítico que o Brasil atravessa, que os políticos devem uma resposta à sociedade, se posicionando claramente, evitando a generalização que leva ao descrédito e ao enfraquecimento da democracia, e que para aqueles que tem atitudes e um trabalho sério, esta é uma grande oportunidade de mostrar o contrário.

“Isso se dará com atitudes sérias e ampliação dos homens públicos na interlocução com a sociedade, em especial em suas bases. A interlocução deve ser mais ampla, constante, com aprofundamento da prestação de contas de suas atuações, exposição e debate dos projetos”. Destacou que isso se faz com muito maior abrangência e eficácia através da mídia regional e local.

Em sua fala, o presidente da APJ, que dirige o Grupo Cidade de Comunicação, com atuação em Bauru e outras regiões do Estado, ressaltou sua relação com o ministro Edinho Silva, desde os tempos em que este foi vereador e prefeito de Araraquara, onde a convivência entre o jornalismo e a política se fez de forma independente, respeitosa e amistosa, ressaltando que com um “DNA de homem o Interior”, Edinho conhece na prática as mídias regionais e que dessa forma poderá ampliar e acelerar os avanços nessa direção. Zaiden finalizou destacando que a grande boa notícia do setor é que a mídia regional brasileira cresce e se mantém na liderança não apenas no papel, no caso dos jornais, mas lidera também em suas regiões nas audiências digitais em seus portais, sites e mídias sociais.