Aos 68 anos, nunca se leu tanto o jornal como agora, diz Diário da Região, de Rio Preto

Nunca se leu tanto o Diário da Região como agora. Do tradicional papel aos dispositivos digitais, as notícias chegam em formatos de textos, vídeos, áudios e imagens.

Nesta segunda-feira, 23, o jornal chega aos 68 anos, mais conectado do que nunca, sempre atento às mudanças tecnológicas e com o compromisso de sempre, de informar com pluralidade e independência.

São mais de 500 novos conteúdos multimídias toda semana para um público superior a um milhão de leitores. As transmissões ao vivo de vídeos pelas redes sociais e pelo portal deram ainda mais dinamismo e proporcionaram a criação de uma grade eclética de programas na TV Diário. Por ser ao vivo, o internauta também é figura ativa e tem a oportunidade de interagir, fazer perguntas e deixar comentários em tempo real.

Desde o início das transmissões, no dia 13 de junho de 2016, até os dias de hoje já foram realizados 1.490 programas ao vivo. Pelo estúdio do Diário já passaram cerca de mil convidados, incluindo personalidades de peso nacional.

Neste período, os vídeos da TV Diário receberam 15,8 milhões de visualizações. E a reportagem vai onde os fatos estão. Em dezembro de 2016, por e exemplo, quando bandidos assaltaram o Walmart e levou uma onda de pânico em toda a cidade, a reportagem do Diário fez a cobertura com transmissão ao vivo direto do local, mostrando cada detalhe em tempo real. Apenas essa cobertura foi vista com mais de meio milhão de espectadores.

E é justamente essa presença de peso em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp, que juntas somam 370 mil seguidores, que estão conquistando jovens como a empresária Ingrid Giovinazzo, 28 anos. “Você pode acessar na rua, no trabalho, pela manhã, à noite, quando dá tempo.”

Raphael Magosso, 25 anos, que também é um dos leitores conectados ao Diário, fala da relevância das notícias para o dia a dia. “A leitura pela internet é mais fácil, passamos horas no computador e no celular”, afirmou Raphael.

Para a diretora do Grupo Diário da Região, Débora Buzzini, essa presença multiplataforma contribui para a informação ampla.

“Além de manter os laços tradicionais com assinantes históricos da versão impressa, tanto do jornal quanto das revistas, o Grupo Diário da Região entendeu que seria necessário apostar na publicação de conteúdo multiplataforma. Neste sentido, se fortaleceu nos últimos anos com a criação de produtos diferenciados e passou a estar presente em todas as mídias sociais, onde vem conquistando também um público jovem. Investimos no portal e, de uma forma geral, temos a felicidade de poder dizer que estamos mais fortes do que nunca, pois nunca o Diário da Região foi tão lido como agora, por distribuir informação por meios variados, atendendo uma demanda das mais diferentes faixas etárias”, disse Débora Buzzini, diretora do Grupo Diário da Região.

Conteúdo

Além das novas tecnologias, o Diário ampliou seu investimento na produção de reportagens exclusivas para os internautas. “São conteúdos feitos só para a internet, com temática mais alinhada ao interesse do internauta”, disse Bruno Gilliard, coordenador de reportagens planejadas.

Outro investimento do grupo foi a revista semanal Bem-Estar, que está de cara nova. No início do ano, ela ganhou novo projeto gráfico, com papel de melhor qualidade e novo formato. “As reportagens também estão cada vez mais em sintonia com o público leitor”, disse Lígia Ottoboni, coordenadora de redação e editora de mídias digitais do Diário da Região.

Revista Bem-Estar

A revista semanal Bem-Estar é outro produto que está de cara nova. No início do ano ela ganhou novo projeto gráfico, com papel de melhor qualidade e novo formato. “As reportagens também estão cada vez mais em sintonia com o público leitor”, disse Lígia Ottoboni, coordenadora de redação e editora de mídias digitais do Diário da Região.

Novas tecnologiasnos classificados

Nos últimos 12 meses, o Grupo Diário também expandiu o leque de produtos de seu portfólio, sempre visando uma experiência melhor aos leitores e resultados mais eficientes aos anunciantes.

A novidade mais recente é a plataforma Diário 360° (www.diario360.com.br), que oferece serviços fotográficos de alta tecnologia, com imagens aéreas feitas com drones e câmeras que garantem imagens em 360º de áreas externas e internas. Agora, você consegue visualizar com toda a comodidade pela tela do computador, tablet ou smartphone, os mínimos detalhes de um imóvel, de um veículo e até mesmo de um comércio ou propriedade rural. A plataforma Diário 360° está integrada ao site Diário Imóveis (www.diarioimoveis.com.br) e também pode ser inserida diretamente no site do anunciante.

Segundo Cristiano Furquim, gestor de Mídias Digitais do Diário da Região, a tecnologia inovadora na plataforma Diário 360º é a forma e qualidade com que o cliente consegue visualizar todos os ambientes de um imóvel. É, literalmente, um giro de 360° dentro da propriedade sem sair da cadeira e sem perda de tempo.

“Existem detalhes que as fotos convencionais não mostram. Com a tecnologia de 360º, o internauta está no controle e tem uma percepção mais próxima da realidade. As pessoas que estão em busca de um novo imóvel ganham tempo, pois assim não vão mais precisar se deslocar para conhecer pessoalmente os imóveis”, disse Cristiano Furquim.

E por falar em classificados, o Grupo Diário da Região, em parceria com F&MD, desenvolveu uma nova ferramenta totalmente integrada com a plataforma digital do Diário Imóveis (www.diarioimoveis.com.br) que permite ao empreendedor fazer seu site em apenas dois cliques. Esta praticidade proporciona à imobiliária cadastrada personalizar o layout, gerenciar propostas direto no perfil e associar todos os imóveis já anunciados no Diário Imóveis para este novo site automaticamente.

“É uma oportunidade para as imobiliárias parceiras terem o seu próprio site de forma rápida, segura e sem burocracia. Hoje, parceiros do Diário Imóveis têm muitas vantagens, isso sem falar na melhor relação custo benefício do mercado”, informa o gestor de mídias digitais do Grupo Diário da Região, Cristiano Furquim.

O Diário Motors (www.diariomotors.com.br) também ganhou uma atualização. Agora proporciona que o internauta faça até três anúncios grátis. Além do Diário Imóveis e Diário Motors, o grupo conta ainda com o Classitudo. Pelo portal, o internauta tem acesso a anúncios de imóveis, veículos, empregos, produtos, negócios e serviços dos mais variados tipos.

O internauta como protagonista
Editor de vídeo Marco Aurélio Barbosa no estúdio da TV Diário
Editor de vídeo Marco Aurélio Barbosa no estúdio da TV Diário

Entretenimento, informação, debate e prestação de serviço. Tudo isso está na TV Diário, que iniciou sua programação ao vivo em junho de 2016.

De lá para cá passaram cerca de mil convidados em 1490 programas, incluindo nomes como o da atriz Renata Sorrah, entrevistada durante o Festival Internacional de Teatro (FIT) de 2017, do locutor de rodeios Asa Branca, que anunciou ao vivo sua aposentadoria das arenas, além do médium Divaldo Pereira Franco.

Hoje, a grade da TV Diário conta com 19 programas regulares, de segunda a sexta-feira, que falam sobre temas como economia, maternidade, cultura, política, dicas de filmes, seriados, atrações culturais, bate-papo sobre jovens, além de destaques noticiários do dia.

O primeiro programa ao vivo foi o Resenha Esportiva, que estreou no dia 24 de junho de 2016, apresentado pelo jornalista Ozair Júnior. Naquele mesmo ano, em setembro, o Diário promoveu uma série chamada Pinga-Fogo, onde os candidatos a prefeito de Rio Preto puderam debater entre si, discutindo projetos e soluções para a cidade.

De longe

“O grande diferencial da TV Diário é essa interatividade. O internauta participa, ele faz parte do programa”, conta Marco Aurélio Barbosa, editor de vídeos da TV Diário.

Ele acrescenta ainda que a audiência não é restrita apenas à região. “Existem muitos internautas de outros estados e até de outros países que nos acompanham. É uma forma que eles encontram de estarem mais próximos e participarem dos debates da cidade que amam, mesmo estando longe geograficamente”, acrescenta Marco Aurélio.

Grupo Diário da Região

 

  • Jornal Diário da Região – Jornal diário com uma tiragem de 17 mil exemplares e abrangência de 81 municípios. É afiliado ao IVC (Instituto Verificador de Circulação)
  • Revista Vida&Arte – Lançada em 2004 e distribuída mensalmente junto ao jornal Diário da Região. Nela, o leitor encontra editoriais de moda e notícias de comportamento, mundo pet, beleza, estética, tecnologia, gastronomia, decoração, entre outras
  • Revista Bem-Estar – Lançada em 2007 e reestilizada em 2018 com os mais diversos assuntos, entre eles: hobbies, sexualidade, arte, carreira, saúde física, emocional e espiritual, comportamento, alimentação, terapias alternativas…
  • Diariodaregiao.com.br – O portal mais acessado de Rio Preto e região. Criado em 1999, hoje conta com cerca de 2 milhões de acessos/mês e 800 mil usuários únicos/mês
  • Redes sociais – Estamos presentes no Youtube, Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp, com um total de 370 mil seguidores
  • Diariomotors.com.br – Site de compra e venda de veículos lançado em abril de 2008
  • Diarioimoveis.com.br – Site de compra e venda de imóveis lançado em setembro de 2009. Em 2018 ganhou a plataforma de tour virtual em 360º e ferramentas para que imobiliárias criem sites personalizados
  • Classitudodiariodaregiao.com.br – Lançado em 2017, o portal reúne anúncios de imóveis, veículos, empregos, produtos, negócios e serviços dos mais variados tipos
  • Gráfica Diário da Região – Parque gráfico com equipamentos modernos e capacidade para atender todo o território nacional com impressão em diversos formatos e papéis
  • Diário 360° – Site www.diario360.com.br oferece serviços fotográficos de alta tecnologia, com imagens aéreas feitas com drones e câmeras que garantem imagens em 360º
  • FM Diário – Fundada em agosto de 1988. São 50 mil watts de potência abrangendo mais de 117 municípios num raio de 250 quilômetros. É sintonizada pela 89.9 FM
  • Fmdiario.com.br – Site da FM Diário, onde você encontra toda a programação, faz pedidos de música e ainda acompanha notícias e ouve a rádio via web
  • Diário Multi – Núcleo de produção de conteúdo patrocinado do grupo com divulgação multiplataforma.
Grade da TV Diário Facebook e Portal

SEGUNDA-FEIRA

  • 8h30 – Direto do Plantão (ao vivo)
  • 16h – Resenha Esportiva (ao vivo)
  • 17h30 – Resumo Diário (ao vivo)

TERÇA-FEIRA

  • 8h30 – Direto do Plantão (ao vivo)
  • 14h30 – Cuide bem do Seu Dinheiro / Maternidade Real (quinzenal) (ao vivo)
  • 17h – Papo Cultural (ao vivo)
  • 17h30 – Resumo Diário (ao vivo)

QUARTA-FEIRA

  • 8h30 – Direto do Plantão (ao vivo)
  • 15h – Política em Debate (ao vivo)
  • 17h30 – Resumo Diário (ao vivo)

QUINTA-FEIRA

  • 8h30 – Direto do Plantão (ao vivo)
  • Dica do Beto (gravado)
  • 16h – Resenha Esportiva (ao vivo)
  • 17h30 – Resumo Diário (ao vivo)

SEXTA-FEIRA

  • 8h30 – Direto do Plantão (ao vivo)
  • Guia do Finde (gravado)
  • 14h30 – Bem-Estar ao Vivo (ao vivo)
  • 16h – Somos Tão Jovens (ao vivo)
  • 17h30 – Resumo Diário (ao vivo)