A Cidade, de Ribeirão Preto, lança a Superedição de fim de semana

A Cidade lança Superedição

Seja super. É com essa sugestão que entrou no ar a nova campanha do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, com o objetivo de anunciar mais uma mudança em seu conteúdo: a criação da Superedição de fim de semana.  

A novidade chegou aos leitores dia 5 de maio. As edições de sábado e domingo deram lugar a uma única edição, porém, mais completa, com novos conteúdos e cadernos. Algo que vem ao encontro do que hoje é final de semana para as pessoas: momentos de lazer, relaxamento e reflexão.  

Especialistas concordam

Para a psicóloga Danielle Zeoti, a grande questão é a valorização do tempo. “No final de semana, conseguir assistir uma série, levar as crianças em um pesqueiro ou ler jornal e se inteirar das principais notícias, já trará um bem enorme”, diz.  

O diretor de conteúdo, Josué Suzuki, diz que o jornal está investindo “em novos conteúdos, novos cadernos e também em um jeito novo de fazer jornalismo”. Segundo ele, os fatos do dia a dia já são muito bem cobertos no site, pelo ACidade ON. “No jornal, cada vez mais se investe em um conteúdo mais analítico, mais plural, que busca não apenas informar, mas formar cidadãos. Além, é claro, de trazer o resumo dos principais fatos da semana”, diz Suzuki.  

Entre novos cadernos, um vai circular toda semana. O “Boa” funciona como uma revista, com conteúdo diversificado, que mostra de boas ideias a qualidade de vida. Bem estar, Bom Apetite e Boa Viagem são algumas das seções, além da programação cultural do fim de semana.  

Cadernos mensais também farão parte da nova grade. A cada semana, um tema diferente: Educação, Saúde, Moda e Pet. O caderno Bairros, mensal, também está mantido. “O leitor vai perceber que terá mais conteúdo do que tem hoje. E, melhor: um conteúdo analítico, de mais qualidade e não perecível.”  

Angelo Davanço, editor executivo do A Cidade, destaca que o jornalismo investigativo e reportagens especiais continuam sendo o ponto forte do jornal. “Com a Superedição, ainda ganhamos diversidade”, frisa.  

Marco Vallim, gerente comercial, fala sobre as novas oportunidades que também surgem com a Superedição. “Vamos conseguir oferecer um leque maior para os nossos parceiros. Nos classificados, acreditamos ainda que o anunciante terá mais visibilidade, pois a oferta estará presente em um jornal mais atrativo.”  

A Superedição é entregue aos assinantes e disponibilizada nas bancas na manhã de sábado e ficará à venda até segunda-feira.  

Internet: últimos acontecimentos  

Todos os jornais que criaram a Superedição não deixaram seus leitores órfãos dos acontecimentos do sábado, inclusive com os resultados do futebol. Com isso, a internet ganha importância para este tipo de conteúdo. No caso do A Cidade, uma equipe continuará trabalhando aos sábados e domingos para disponibilizar os últimos acontecimentos no ACidade ON.  

Modelo é tendência

Alguns dos principais jornais brasileiros já adotaram o modelo de Superedição para o fim de semana. É o caso, por exemplo, do principal veículo impresso do Sul do país. O Zero Hora também distribui sua Superedição no sábado de manhã. Assim como fará o A Cidade, o ZH também lançou novos produtos, como os cadernos Fíndi e DOC, sempre destacando a profundidade.  

À época do lançamento, destacou-se que “a nova versão da Superedição sustenta a nossa estratégia de fortalecer a leitura no fim de semana, com mais conteúdos leves, de consumo duradouro e com um espírito de revista.”  

O Diário de Pernambuco, um dos jornais mais antigos da América Latina, também passou a oferecer aos seus leitores esta nova tendência do jornalismo com um produto diferenciado. Além de experiências bem-sucedidas no exterior, o jornal destacou à época outros casos de sucesso no Brasil, como o Zero Hora (RS), Gazeta do Povo (PR), Diário Catarinense (SC), O Estado (MA), Gazeta de Alagoas (AL) e o Diário do Nordeste (CE).  

Todos esses já substituíram suas edições de sábado e domingo por uma edição única, de fim de semana, com material pensado para ser consumido ao longo dos dias, dentro de um novo posicionamento do jornalismo impresso em tempos de internet: o de ser veículo de análise e interpretação.