Com a Superedição, A Cidade valoriza visão mais crítica e analítica dos fatos

Superedição de A Cidade

A Cidade/ Rede APJ

Contribuir para que os leitores tenham uma visão mais crítica e analítica da realidade, buscando não apenas informar, mas formar cidadãos. Este é o grande papel do jornal impresso e o que A Cidade pretende valorizar por meio de sua superedição, que começou a circular no sábado, dia 5 de maio.

As edições de sábado e domingo deram lugar a uma única edição, entregue aos assinantes e disponibilizada nas bancas na manhã de sábado e que fica à venda até a segunda-feira seguinte, porém, mais completa, com novos conteúdos, articulistas e cadernos.

Com isso, a superedição trará um conteúdo mais analítico, mais plural, que busca não apenas informar, mas formar cidadãos. Além de trazer o resumo dos principais fatos da semana e a agenda da semana que se inicia. As entidades e profissionais de comunicação aprovam a proposta da superedição.

FORTALECER O JORNAL DE PAPEL

Todos os jornais que criaram a superedição não deixaram seus leitores órfãos dos acontecimentos do sábado, inclusive com os resultados do futebol. Com isso, a internet ganha importância para este tipo de conteúdo. No caso do A Cidade, uma equipe continuará trabalhando aos sábados e domingos para disponibilizar os últimos acontecimentos no ACidade ON.

PARA LER EM QUALQUER DIA 

Outra característica da superedição é oferecer um conteúdo não perecível. Quem tem tempo no sábado, já pode começar a leitura logo que receber o jornal. Se o costume é no domingo, com um bom café da manhã, o jornal já estará nas mãos do leitor. E, o melhor: pode ser consumido em qualquer outro dia, já que 80% do material têm esta característica atemporal, com prestação de serviços, opinião, que enfatizam a qualidade de vida e ajudam a formar cidadãos com seu perfil analítico e crítico.

Para o leitor Tarcísio Correa de Melo, consumo e assimilação do conteúdo transmitido pelo jornal ganham com a superedição (Foto: Pierre Duarte / Especial)

QUALIDADE E INTERATIVIDADE

Informação e mais conteúdo de qualidade, analítico e esclarecedor. Assim é a superedição do jornal A Cidade, que começou a circular no dia 5.

O diretor do jornal A Cidade, Josué Suzuki, frisa que o jornal está investindo em novos conteúdos, novos cadernos e também em um jeito novo de fazer jornalismo. “Estamos acrescentando conteúdo a um período da vida que, comprovadamente, vem passando por transformações nos últimos anos. A mudança é conceitual e com ela mostramos que o jornal segue sua marca registrada de seguir a tendência do dia a dia das pessoas”, explica.
No fim de semana, os fatos continuam sendo muito bem cobertos no site, pelo ACidade ON. “No jornal, cada vez mais se investe em um conteúdo mais analítico, mais plural, que busca não apenas informar, mas formar cidadãos. Além, é claro, de trazer o resumo dos principais fatos da semana”, reforça Suzuki.

Para o jornalista, escritor e articulista do A Cidade, Júlio Chiavenato, a maneira do jornal contribuir para ampliar a notícia é tratá-la de maneira analítica e crítica. “Então, neste sentido, uma superedição, que é feita com mais vagar, mais cuidado, pode contribuir para melhorar a notícia”, comenta.

Confira a seguir como Chiavenato e outros formadores de opinião de Ribeirão Preto avaliam a superedição do jornal A Cidade.

“Hoje, a notícia está nos meios eletrônicos de comunicação. A maneira de o jornal contribuir para ampliar a notícia, esclarecer, é tratar a notícia de maneira analítica e crítica. Então, neste sentido, uma superedição, que é feita com mais vagar, mais cuidado, pode contribuir para melhorar a notícia, dando ao leitor aspectos diferentes de cada lado da notícia. O futuro do jornal impresso é esse, se tornar um jornal crítico, analítico, com artigos esclarecedores, e não tentar competir com a velocidade que tem a mídia eletrônica. Até porque, essa velocidade, muitas vezes, induz a erros. E o jornal impresso, por não ser escravo dessa velocidade, pode ser muito mais confiável.” Júlio Chiavenato, Jornalista, escritor e articulista do A Cidade

“Talleyrand ministro antes, durante e depois da revolução francesa dizia: “não viveu verdadeiramente quem não viveu uma revolução”. Como nós vivemos quase um novo iluminismo com a transição do analógico para o digital. Vemos no A Cidade a ocorrência de análise, de síntese e de essência. Análise é dispêndio de tempo. Síntese é economia de tempo. Essência é viagem ao âmago do ser. A anatomia de uma biblioteca mostra que ela tem uma seção de periódicos, a hemeroteca, onde há mais informação do que conhecimento. Na de livros, há mais conhecimento do que informação. A Cidade tem o equilíbrio entre conhecimento que é ciência e informação, que é consciência.” Antonio Vicente Golfeto, Diretor técnico do Instituto de Economia da Acirp

“Estamos na era do conhecimento, consequência da era da informação, que se reinventa a cada dia, obrigando os meios de comunicação a acompanhar a velocidade das mudanças para que se mantenha como fonte confiável e atualizada. O jornal A Cidade se destaca neste cenário, sempre com conteúdo relevante, objetivo, retratando o que realmente interessa em nossa região. Falando como leitor e produtor ocasional de conteúdo, quando tenho pouco tempo para me atualizar, basta acessar o ACidade ON e, rapidamente, me coloco em dia com os principais acontecimentos. Parabéns pela ousadia e modernização!”  José Rita Moreira, Economista

“Informação e mais conteúdo, uma proposta ousada e consistente para nosso final de semana. Sou leitora assídua do jornal A Cidade e vejo com muita expectativa essa mudança. De maneira bastante inteligente e criativa, o jornal enriquece sua proposta, face à internet e toda mídia de rápida compreensão. Investe na análise e perenização dos conteúdos, quer trabalhar na formação do leitor. Com seu quadro de jornalistas bastante preparados e comprometidos com a notícia, quer também novos temas e novos autores. Com certeza, quem ganhará é o leitor. Estou ansiosa, aguardando a superedição de 5 de maio.” Mariana Jábali, Presidente da Fundação D. Pedro II e mantenedora do Theatro Pedro II

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS

Confira a seguir a opinião de profissionais do mercado da comunicação sobre a superedição do A Cidade.

“A iniciativa do jornal A Cidade, de ter agora uma superedição de fim de semana, mais analítica e com aprofundamento dos temas de interesse dos leitores, é extremamente positiva. Com a internet e as mídias digitais, os jornais impressos estão, cada vez mais, buscando valorizar aquilo que é seu grande diferencial: usar o tempo disponível das pessoas para contribuir para que tenham uma maior visão crítica da realidade que as cerca. Esse é o grande papel dos jornais informar para que os cidadãos formem suas opiniões. A Cidade e seus leitores estão de parabéns. Ricardo Pedreira Diretor executivo da ANJ (Associação Nacional de Jornais)

“Vivemos tempos de mudanças, cada vez mais rápidas, e a nova proposta do jornal A Cidade com a edição semanal de uma superedição demonstra o quanto a mídia impressa se fortalece na medida que implementa as tendências que vêm de encontro com o que o leitor e o mercado anunciante almejam.  Falando pelo mercado publicitário, essa iniciativa da superedição certamente atenderá às expectativas no sentindo de poder contar com conteúdos relevantes e diversificados, possibilitando assim, às agências de publicidade, mais opções para compor as necessidades dos anunciantes em promover os seus produtos, marcas e serviços. ” Toni Valente Presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto)

“O jornal A Cidade, no formato superedição, com grandes reportagens, conteúdos mais aprofundados e analíticos, capaz de atender aos nteresses de toda a sociedade, representa um avanço estratégico do impresso e se apresenta como um excelente motivo para a leitura de final de semana. Conteúdo com qualidade sempre foi um dos diferenciais do jornal, mesmo com o avanço das mídias digitais, que possibilitam qualquer pessoa acessar notícias em tempo real. A proposta de jornal com espírito de revista, oferecer ao leitor conteúdo diversificado e diferenciado, é muito bem-vinda.” Gil Santiago, Coordenador do curso de Jornalismo da Unaerp

“Penso que, além de inovação, essas mudanças são sinais do nosso tempo. É um momento marcante e pode-se dizer, com um gosto amargo pelo que prenuncia na história do jornalismo local e do A Cidade, pois creio que durante os seus 113 anos de existência,  o jornal nunca deixou de publicar, de forma espontânea, suas edições diárias. Por outro lado, é positivo contar com informações de maior profundidade e com conteúdo analítico, quando produzidas por profissionais de reconhecidas capacidade e competência, como os que atuam no jornal, especialmente nesse momento em que a prática do bom jornalismo é cada vez mais imprescindível.”  Sebastião Geraldo, Coordenador do curso de Jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá

“A criação da superedição do jornal A Cidade vem ao encontro da preferência dos leitores. Uma nova forma de fazer jornalismo, adequada ao estilo de vida de seus usuários. A superedição vem com essa proposta: não basta informar, é necessário interagir, discutir e fazer o leitor refletir sobre a notícia. Acredito que é dessa forma que vai agregar qualidade ao leitor”.

Renê de Oliveira
Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto